O presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro e a família já estão morando em palácio desenhado e concebido por uma arquiteto comunista. Segundo a Agência Brasil, ontem, dia 3, foi a primeira noite do presidente no Palácio da Alvorada.
O Palácio da Alvorada foi concebido por Oscar Niemeyer, com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo. Teve como responsável pela execução o engenheiro Darcy Amora Pinto.
Niemeyer, considerado um dos mais importantes arquitetos do Brasil e do mundo, foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1964, com o golpe militar, ele deixou o Brasil e, posteriormente, abriu um escritório em Paris. Ele retornou ao Brasil em 1985 e foi premiado com o prêmio Pritzker de arquitetura, em 1988.
O projeto de Niemeyer tornou-se um dos ícones da arquitetura moderna brasileira. O palácio é considerado símbolo do progresso cultural e técnico do Brasil durante a década de 1950, período JK, momento em que o país vivia grande produção cultural e econômica. Tudo progresso cultural dos anos 50 foi sufocado com o golpe de 64.
Bolsonaro afirmou que a escolha pelo Alvorada foi da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por praticidade. O palácio fica em uma área mais próxima à área central de Brasília, facilitando para a filha Laura e a enteada Isabela, que vão para a escola.
Tradicionalmente os presidentes da República utilizam o Alvorada como residência, mas também como ambiente para despachos específicos, como reuniões com ministros, assessores e até convidados estrangeiros. A distância entre o Alvorada e o Palácio do Planalto é de 8 quilômetros em uma região de pouco trânsito. (Carta Campinas com informações da Agência Brasil)