Marco Aurélio diz que Toffoli não tem poder para derrubar sua liminar

O ministro Marco Aurélio Mello disse em entrevista ao BuzzFeed Brasil que somente o colegiado do Supremo Tribunal Federal, e não Dias Toffoli, no plantão da Corte, poderia cassar a liminar concedida nesta quarta (19), que põe em liberdade condenados em segunda instância que estão presos, inclusive o ex-presidente Lula.

(foto antonio cruz ag brasil)

“Acima de cada ministro está somente o colegiado. Do contrário aconteceria uma instabilidade indesejada para na Justiça”, disse o ministro, ao BuzzFeed News, por telefone. “Seria o caso somente do colegiado. E que assim prevaleça o bom direito”, acrescentou.

Para a CBN, o ministro disse que não há qualquer problema em ser cassada a liminar pelo colegiado. “Que derrubem, eu cumpri meu dever”, afirmou.

A Folha de S. Paulo e o Estadão publicaram, na tarde de hoje, que a “tendência” é que Toffoli derrube a liminar de Mello, embora ainda precise estudar um argumento.

O presidente da Corte já havia marcado para 10 de abril de 2019 o julgamento de duas ações que colocam a execução antecipada de pena em pauta. Mello, contudo, concedeu liminar no âmbito de uma ação movida pelo PCdoB, que questionado a constitucionalidade de um artigo do código penal que fala de trânsito em julgado.

COLEGIADO

No episódio em que Rogério Favreto, desembargador do TRF-4, concedeu um habeas corpus a Lula, apenas o colegiado do tribunal de segunda instância poderia derrubar a decisão. Isto porque não há hierarquia em tribunais superiores. A presidência é apenas um cargo administrativo.

Porém, Sergio Moro articulou-se com a Polícia Federal e a cúpula do próprio TRF-4 para desrespeitar a sentença de Favreto e impedir a liberdade de Lula antes da eleição. O caso foi parar no Conselho Nacional de Justiça, que arquivou. (GGN/ Carta Campinas)

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

4 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

4 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

5 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

21 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

23 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

1 day ago