Em São Paulo – Até o dia 16 de dezembro, poderá ser visto no Teatro do Sesc Vila Mariana o espetáculo “Estado de Sítio”, peça baseada em obra de Albert Camus com direção de Gabriel Villela.
Após os maus presságios pela passagem de um cometa, os habitantes de Cádiz, na Espanha, passam a ser governados pela Peste, que depõe um governo reacionário e institui um poder arbitrário por meio da ameaça de morte. Ela instaura o Estado de Sítio e cria um regime burocrático, esvaziado de sentido e dominado pelo medo.
Uma cidade sitiada e uma população dividida. A vida dos cidadãos é submetida ao império da Peste e de sua Secretária, de modo que o sofrimento e o desespero se tornam banais. No meio desse cenário desolador e aterrador haveria espaço para uma “revolta” estimulada pelo amor aos seres humanos e pela liberdade?
Para se libertarem da Peste será preciso resistir ao medo que se tem dela acreditando que, assim como a aparição do cometa, a situação instaurada é uma força histórica e passageira, e que o povo sempre detém o poder eterno.
Os ingressos variam de R$ 12 a R$ 40 e podem ser adquiridos nas Unidades ou pelo Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Texto: Albert Camus
Diração: Gabriel Villela
Tradução: Alcione Araújo e Pedro Hussak
Adaptação e Figurinos: Gabriel Villela
Elenco: Elias Andreato, Claudio Fontana, Chico Carvalho, Arthur Faustino, Cacá Toledo, Daniel Mazzarolo, Kauê Persona, Marco França, Mariana Elisabetsky, Nathan Milléo Gualda, Pedro Inoue, Rogério Romera, Rosana Stavis e Zé Gui Bueno
Cenografia: J C Serroni
Iluminação: Domingos Quintiliano.
Direção Musical: Babaya e Marco França
Diretores assistentes: Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo
Foto: João Caldas Fº
Produção executiva: Luiz Alex Tasso
Direção de Produção: Claudio Fontana
Duração: 90 min