Coral Vozes de Angola traz cantigas folclóricas africanas e música popular brasileira

O coral Vozes de Angola se apresentará no Teatro do Sesc Campinas na próxima sexta-feira (7), às 19h30. Fundado em 2001, no Instituto Paranaense de Cegos, em Curitiba, o coral é formado por angolanos com deficiência visual, refugiados da guerra civil que assolou o país africano por mais de três décadas e que vieram ao Brasil em busca de melhores condições de vida.

(Foto: Lorena Cecconello Guimaraes)

Para a apresentação em Campinas, o coral contará com as vozes de Amarilis Américo, Isabella D’ Leon, Jacob Cachinga, Mila Cussama, Manuela Reis, Prud Santiago e Rui Kelson, sob a regência de Viviane Kubo e acompanhamento musical do compositor e multi-instrumentista Wilson Madeira.

O repertório eclético do grupo é recheado de cantigas folclóricas em dialeto africano, música popular brasileira, gospel, spiritual, internacionais diversas, além de composições autorais cantadas à capela ou com o acompanhamento de teclado e percussão. Destaque a Humbi Humbi (música folclórica de Angola), Mbube Wimoweh (tema da animação O Rei Leão, assinado por Solomon Linda), Happy Day (Edwin Hawkins), Trem Bala (Ana Vilela), Não quero dinheiro (Tim Maia), Redemption Song (Bob Marley), bem como Eu quero a paz, África e Esperança, de Wilson Madeira.

“Quando está triste, o africano canta. Quando está alegre, ele também canta. A música tem um significado muito especial para a nossa cultura. Com o nosso coral, queremos mudar a vida das pessoas, já que ele foi responsável pela mudança da minha e pela de todos os integrantes do grupo. A música é a linguagem do mundo. Por meio dela, os preconceitos deixam de existir, os problemas podem ser superados e conseguimos ultrapassar barreiras. Não há obstáculo para quem tem o canto na alma. É justamente esse sentimento que desejamos passar à plateia em nossas apresentações”, conta Marcela Mizelaque, integrante do coral.

A apresentação é gratuita (retirada de ingressos na Ilha de Atendimento a partir de 2 horas antes do início da atividade) e faz parte de uma série de atividades artísticas em diferentes linguagens que serão realizadas no Sesc Campinas até o dia 9 de dezembro integrando a Semana Modos de Acessar, ação promovida pelas unidades do Sesc de São Paulo em sintonia com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.

A programação em Campinas traz diversos espetáculos (monólogo O Subnormal: Uma História de Baixa Visão, Slam do Corpo, do Corposinalizante; além da apresentação do coral Vozes de Angola), contações de histórias (Contos, Cantos e Encantos, com Aura Ribeiro), oficina (Costura Inclusiva: Costurando Histórias, com Zina Leal), bate-papos (Fotografia Cega, com João Maia, e Aventuras dos sentidos, com Artur José Squarisi de Carvalho e Benedito Franco Leal Filho), vivências (Fotografia Cega: O Light Painting, com João Maia) e intervenções (Pequeno Príncipe Sensorial, com o Grupo Sensus).

“Trata-se de uma série de atividades com viés educativo acerca dos mecanismos de acessibilidade na prática, que incentivam o protagonismo das pessoas com deficiência, com condições para sua inclusão em todos os aspectos: cultural, esportivo, educativo e cidadão. As reflexões e as ações caminham para a transformação de barreiras físicas em acessos possíveis, muros de comunicação em fluidez, além dos avanços tecnológicos, visando fortalecer o direito à cidade, com autonomia, inclusão e diversidade”, destaca Valquiria Pinheiro, programadora cultural do Sesc Campinas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

4 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

4 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

4 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

21 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

22 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

1 day ago