Coletivo Transforma MP observa os desvios de função e a partidarização do Ministério Público

Para mostrar à sociedade quais são as verdadeiras funções do Ministério Público, o Coletivo Transforma MP, organizado em 2016 durante o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff, vem desde então tentando promover um olhar mais crítico e humanista sobre a instituição.

O coletivo procura combater as distorções relativas às atribuições do órgão e os desvios de sua atuação que vêm, de acordo com professor de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Paulo Marcelo Figueiredo, comprometendo a democracia e levando a uma “politização do Ministério Público”.

“Muitas vezes o Ministério Público, a pretexto de fiscalizar uma política pública, acaba querendo criar uma política pública, quando isso é papel dos políticos do Poder Legislativo e do Poder Executivo”, afirma o professor em entrevista ao repórter Leandro Chaves, do Seu Jornal, da TVT.

Na iniciativa, atuam mais de 100 membros dos MPs estaduais e da União com a proposta de defender a democracia e a cidadania. Recentemente, o coletivo lançou um manifesto contra o projeto Escola Sem Partido. “Temos manifestações da ONU contra esse projeto e temos também manifestações de órgãos da cúpula do Ministério Público Federal dizendo que esse projeto é inconstitucional”, explica o promotor do MP de São Paulo, Gustavo Roberto Costa. (Da RBA)

Recent Posts

‘Contra a Parede’, da ParaladosanjoS, chega a Campinas em sessões gratuitas na Unicamp

(foto reprodução) O espetáculo “Contra a Parede”, da Cia ParaladosanjoS, chega a Campinas nesta segunda-feira,…

1 day ago

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

2 days ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

2 days ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

2 days ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

2 days ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

2 days ago