Apenas cinco pequenos países têm Ministério do Meio Ambiente junto com Agricultura

Esta, sim, pode ser a verdadeira “jabuticaba”.

A fusão das pastas do Meio Ambiente e Agricultura num único Ministério, anunciada pelo futuro governo de Jair Bolsonaro (PSL), só existe em cinco países no mundo (do total de 193, segundo a Organização das Nações Unidas – ONU).

São eles Andorra, Cabo Verde, Dominica (situada na região das Pequenas Antilhas, não confundir com República Dominicana), Liechtenstein e Tunísia. (Liechtenstein é conhecida de Aécio Neves)

Todos minúsculos,  exceto Tunísia (área equivalente ao estado do Acre), com população de cerca de 11,5 milhões de pessoas e território de 163.610 km².

A diferença entre esses países e o Brasil é, literalmente, continental. Mas não é só isso. O que torna essa decisão extremamente controversa é a enormidade do desafio ambiental que temos aqui no Brasil, cuja imensa riqueza de flora e fauna faz dele o país mais biodiverso de todos (com 20% do número total de espécies da Terra). São diferentes biomas, uma costa litorânea imensa e muitas espécies endêmicas.

Como se não bastasse, o território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Um enorme potencial hídrico capaz de prover um volume de água por pessoa 19 vezes superior ao mínimo estabelecido pela ONU, de 1.700 m³/s por habitante por ano, segundo dados do MMA.(Do Brasil Debate; atualização Carta Campinas)

Recent Posts

Segundo encontro da Mostra de Cinema ADunicamp exibe 4 curtas

(imagem divulgação) Na quarta, dia 30 de setembro, a partir das 19h, acontece o segundo…

3 hours ago

O papel da educação, ciência e tecnologia na transição ecológica e crise climática é tema de debate

(Rovena Rosa/Agência Brasil) Na quarta-feira, 30 de setembro, ADunicamp, STU e DCE realizam a terceira…

4 hours ago

Não é só o filme, Flávio Bolsonaro tentou ajudar Daniel Vorcaro antes da tentativa de fuga

(imagens reprodução) O senador e candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ofereceu ajuda…

22 hours ago

Festival seleciona espetáculos de danças urbanas e paga cachês

(imagem divulgação) Em SP - Até o dia 01 de outubro de 2026 (quinta-feira), a…

22 hours ago

Turnê Lagum + Chico Chico desembarca em Campinas para uma noite de shows em dose dupla

(imagem reprodução) Uma noite, um palco e dois shows completos de dois dos nomes mais…

23 hours ago

Legado de Carlos Gomes é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas

(foto rogério capela - arquivo pmc) Carlos Gomes não está apenas nos livros de história…

1 day ago