Ícone do site CartaCampinas

Espetáculo ‘Insones’ aborda excesso de estímulos e o crescente controle do tempo

No espetáculo Insones, que será apresentado na próxima sexta-feira (26), às 20h, no Teatro do Sesc Campinas, quatro figuras passaram 365 noites em claro e tentam incessantemente finalizar a contagem regressiva para o ano que virá. A comemoração é constantemente interrompida por acontecimentos insólitos, revelando relações humanas descartáveis e violentas. A história faz emergir questões fundamentais do dia a dia, tais como o excesso de estímulos e o crescente controle do tempo e da experiência.

Foto: Érica Modesto

Com texto de Victor Nóvoa e direção de Kiko Marque, a montagem reúne atores de diferentes trajetórias no teatro: Fernanda Raquel, Helena Cardoso, Paulo Arcuri e Vinícius Meloni. “É um engano estrutural achar que consumimos coisas, é o tempo que se comercializa. Por isso, estamos soterrados por um fluxo incessante de estímulos. Não querem que paremos nem por um instante. Dormir é profanar a liturgia do mercado,” afirma o dramaturgo Victor Nóvoa.

O projeto de montagem da peça foi impactado pela leitura de obras como 24/7 – capitalismo tardio e os fins do sono, de Jonathan Crary, e Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han, que refletem os dispositivos de poder na vida contemporânea. Os ingressos variam de R$ 5,00 a R$ 17,00 e estão à venda no Portal do Sesc ou nas bilheterias da Unidade. A classificação etária é livre. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sair da versão mobile