Em entrevista na TV, Bolsonaro diz com orgulho que votou contra as empregadas domésticas

Em programa de televisão, o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) diz orgulhoso que foi o único deputado a votar contra as empregadas domésticas.

As empregadas domésticas não tinham direitos reconhecidos até o governo Dilma Rousseff (PT) e é uma categoria social que se originou no período escravocrata do Brasil.  A função é exercida predominantemente por mulheres. Dilma promulgou a Lei Complementar 150/2015.

Segundo artigo de advogados do site Jus.com.br,  hoje quando se fala em empregadas domesticas significa uma profissão como outra qualquer. “Porém este trabalho que é exercido hoje por mulheres e também por homens, vem sendo praticado desde muito tempo atrás, no qual as escravas negras consideradas “escravas domesticas” quem realizavam essa labuta. As “escravas domesticas” surgiram na época da escravidão no Brasil, as mesmas trabalhavam exclusivamente para os senhores da terra, contudo, exercia a labuta com fins especifico para a casa, ou seja, eram chamados de “escravos da casa”.

Ainda segundo o texto, os demais escravos que não trabalhavam para a residência dos barões faziam às atividades ligadas a fazenda. “Insta salientar que as escravas que exerciam o trabalho dentro das residências, eram escravas selecionadas na qual cada uma exercia um tipo de serviço, ama de leite, passadeira, arrumadeira, engomadeira, quitandeira”, dizem os autores citando Feres. (FERES 2011, pag.128-130).

Veja vídeo:

Recent Posts

Arnaldo Antunes traz a turnê de ‘Novo Mundo’, seu último álbum, a Campinas

(foto leo aversa - divulgação) Arnaldo Antunes apresenta em Campinas o show da turnê de…

4 hours ago

A drenagem de R$ 5 bilhões de recursos públicos fora do controle da Lei Rouanet

(imagem reprodução) A ascensão do governo de extrema direita em 2019, com a eleição de…

9 hours ago

OSU apresenta obras de Mozart e Nielsen com regência do maestro alemão Michael Rein

(foto divulgação) A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta nesta quinta-feira, 13 de agosto, a…

10 hours ago

Designer Vitor Lançoni estreia na literatura com antologia que une palavra e artes visuais

(foto divulgação) "O armário onde guardei minhas partes quebradas e outras histórias", que será lançado…

11 hours ago

Exposição de Élcio Miazaki revela processos criativos de obras marcadas pela censura

(foto divulgação) A Bora – Biblioteca de Obras Raras "Fausto Castilho", da Unicamp, recebe a…

12 hours ago

Governo Lula reduz desmatamento na Amazônia e índice chega ao menor número dos últimos 10 anos

(imagem timon cornelissen - pxl) O desmatamento na Amazônia teve queda de 36,87% entre agosto…

1 day ago