Juremir Machado: Brasil será asfixiado pela mentalidade do ‘homem medíocre’

Bolsonaro é uma mentalidade

.Por Juremir Machado.

Não, Jair Bolsonaro não é um candidato como outro qualquer. É pior. Ele é um imaginário, uma mentalidade, uma visão de mundo. O seu método de leitura do que acontece na vida é a simplificação. Torna o complexo falsamente simples por meio de uma redução a zero dos fatores que adensam qualquer situação.

Se há violência contra os cidadãos, que cada um receba armas para se defender. Se há impunidade, que a justiça seja sumária e sem muitos recursos. Se há bandidos nas ruas, que a polícia possa matá-los sem que as condições de cada morte sejam examinadas. Se há corrupção, que não se perca tempos com processos.

Bolsonaro encarna o pensamento do homem medíocre, o homem mediano que não assimila explicações baseadas em causas múltiplas. Se há miséria, a culpa é da preguiça dos miseráveis. Se há crime, a culpa é sempre da má índole. Se há manifestações, é por falta de ordem. A sua filosofia por excelência é o preconceito em tom de indignação moral, moralista.

A sua solução ideal para os conflitos é a repressão, a cadeia, o cassetete. Bolsonaro corporifica o imaginário do macho branco autoritário que odeia o politicamente correto e denuncia uma suposta dominação do mundo pelos homossexuais. É o cara que, com pretensa convicção amparada em evidências jamais demonstradas, diz:

– Não se pode mais ser homem neste país. Vamos ser todos gays.

Ele representa a ideia de que ficamos menos livres quando não podemos fazer tranquilamente piadas sobre negros, gays e mulheres. Bolsonaro tem a cara de todos aqueles que consideram índios indolentes, dormindo sobre latifúndios improdutivos, e beneficiários do bolsa família preguiçosos que só querem mamar nas tetas do Estado. Bolsonaro é o sujeito desinformado que sustenta que na ditadura não havia corrupção.

É o empresário ambicioso que se for para ganhar mais dinheiro abre mão da democracia. É o produtor que vê exagero em certas denúncias de trabalho escravo. É o homem que acha normal, em momentos de estresse, chamar mulher de vagabunda. O eleitor padrão de Bolsonaro sonha com uma sociedade de homens armados nas ruas, sem legislação trabalhista, sem greves, sem sindicatos, sem liberdade de imprensa.

O projeto de Bolsonaro é o retorno a um regime de força por meio de voto. Aparelhamento da democracia. Na parede do imaginário e de certas propagandas de Bolsonaro e dos seus fiéis aparecem ditadores. O seu paraíso é da paz dos cemitérios e das prisões para os dissidentes. Um imaginário é uma representação que se torna realidade. Uma realidade que se torna representação. Bolsonaro é um modo de ser no mundo baseado na truculência, na restrição de liberdade, na eliminação da complexidade, no encurtamento dos processos de tomada de decisões.

Bolsonaro usa a democracia para asfixiá-la. É um efeito perverso do jogo democrático. Condensa uma interpretação do mundo que não suporta a diversidade, o respeito à diferença, a pluralidade, o dissenso, o conflito, o embate. Inculto, ignora a história. Não há dívida com os escravizados e seus descendentes. A culpa pela infâmia da escravidão não é de quem escravizou. O presente exime-se do passado. Bolsonaro é a ignorância que perdeu a vergonha. Contra ele só há um procedimento eficaz: o voto. Se necessário, o voto útil.

(*) Juremir Machado é jornalista, professor e autor de vários livros. É colunista do Correio do Povo desde o ano 2000. Artigo publicado no Correio do Povo

Recent Posts

‘Um desejo todo seu’: Virginia Woolf inspira curso online sobre mulheres e ficção

“Porque é um enigma perene a razão pela qual nenhuma mulher jamais escreveu qualquer palavra…

2 hours ago

Empresa adota jornada de 4 dias, agrada funcionários e aumenta o lucro

(foto paulo pinto - ag brasil) Enquanto a sociedade brasileira e o Congresso Nacional discutem…

10 hours ago

Moradores denunciam retirada noturna de árvores na Praça do Coco

(imagem reprodução) Os moradores do distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP), denunciaram que foram…

16 hours ago

Congresso Inimigo do Povo derruba veto, beneficia criminosos e naturaliza a violência política

(foto lula marques - ag brasil) Uma vitória do fascismo sobre a sociedade democrática. Organizações…

17 hours ago

Edital Campinas Arte Urbana está com inscrições abertas para grafiteiros e muralistas

Rubinho Toniolli diante de mural na Praça Arautos da Paz (foto firmino piton - pmc)…

17 hours ago

Longa de terror produzido em Campinas estreia no Centro de Convivência

(foto divulgação) O longa-metragem "Vicente na Cidade Fantasma" estreia na próxima quarta-feira, 6 de maio,…

1 day ago