‘Nimba’, com a Trupe Benkady, fala do feminino que gera, cria e se transforma

No próximo domingo, 16, será apresentado no Sesc Campinas o espetáculo de dança contemporânea “Nimba” com a Trupe Benkady.

A proposta central do espetáculo Nimba é prestar uma homenagem ao espírito feminino existente em todos os seres. Independente do gênero, toda pessoa traz em si energias masculinas e femininas, que tem a potencialidade de gerar, criar, acolher, nutrir, impulsionar, estimular e transmutar.

A Nimba é um ser misterioso que pertence ao mundo da fantasia, originária entre os povos Baga que vivem na Guiné, nas partes mais ocidentais do continente africano, empregada em cerimônias da dança da colheita do arroz executadas a fim de procurar a fertilidade dos campos. Materializada em uma escultura talhada em madeira, sua crista e bico simbolizam poder e virilidade, e seus grandes seios que sugerem fertilidade. Supõe-se que Nimba representa uma divindade de abundância e fertilidade, e também está associada a mulheres grávidas, e aqueles que desejam assegurar a sua progênie.

A Trupe Benkady é um grupo de pesquisa em dança e ritmos de matriz africana, em especial a cultura Mandingue, principalmente das etnias Malinké, Soussou e Baga, povos da Guiné Conacri país que situa-se ao oeste da África. A essência da Trupe Benkady é a dança africana, através dela todo um universo milenar se descortina e é colocado em cena para o público. A dança traz consigo sua cultura, seu povo, seu corpo e seu movimento, que incorporada por uma outra cultura, um outro povo, um outro corpo, impacta, transforma e reconfigura o movimento.

Diante deste fato, o processo de releitura das obras dos balés africanos vai para além da pesquisa, mas para um trabalho de internalização da dança, de aceitação, adaptação e reinterpretação do corpo, para finalmente ocorrer a externalização da dança.

A apresentação é gratuita e acontece às 14h30. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Sexta-feira 13 terá madrugada de terror dentro do museu com cinema e performances

(imagem divulgação) Uma madrugada inteira dedicada ao terror e à ocupação cultural de um espaço…

2 hours ago

Verônica Ferriani e Alfredo Del-Penho cantam Cartola em show em Campinas

(foto marina cabizuca - divulgação) A cantora Verônica Ferriani e o músico Alfredo Del-Penho cantam…

3 hours ago

Ministra das Mulheres participa do lançamento de cartilha sobre direitos da mulher em Campinas

Márcia Lopes (imagem fábio rodrigues pozzebom - ag brasil) Publicação produzida pela ADunicamp em parceria…

4 hours ago

Governo Tarcísio acaba com 2.814 cargos de professores do ensino técnico

(imagem reprodução) O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) intensificou o processo de redução do serviço…

4 hours ago

‘As Cartas que Nunca Escrevi’ comemora os 20 anos da companhia Corpo Santo Teatro

(foto bruno cardoso - divulgação) O ator e dramaturgo Douglas Chaves apresenta em Campinas o…

4 hours ago

Exposição ‘Na Flor da Pele’, de Joy Kali, investiga o corpo como território de transformação

(foto vinícius santos - divulgação) A exposição “Na Flor da Pele”, da artista visual Joy…

19 hours ago