‘Los Que Vinieron Antes’ integra a ‘Mostra Sentidos: A Longevidade na Arte’

Quando a velhice bate à porta da existência, qual seria o melhor remédio? O encontro com as linguagens artísticas pode ser um exímio elixir. Não à toa, esse pensamento se tornou o mote da Mostra Sentidos: A Longevidade na Arte, que passará por 38 unidades do Sesc no Estado. Na de Campinas, a plateia apreciará o espetáculo Los Que Vinieron Antes, da Cia. La Laura Palmer (Santiago/Chile), encenado pela primeira vez no Brasil. A montagem será apresentada na próxima quarta (3), no Teatro do Sesc Campinas, em dois horários: às 15h, com entrada gratuita, e às 20h, com ingressos que custam entre R$ 5,00 e R$ 17,00 (adquiridos no Portal do Sesc ou nas bilheterias da Unidade).

O mote do espetáculo em cartaz em Campinas está intimamente ligado às diretrizes da Mostra que busca despertar, por meio dos múltiplos sentidos provocados pela arte, um olhar mais profundo sobre a temática do envelhecimento a partir dos 60 anos.

Baseado no teatro documentário, o espetáculo não possui um texto tradicional; é construído através de entrevistas e momentos reais que colocam na cena principal um neto e seus avôs.

Três homens que se reúnem pela primeira vez para conversar em uma mesa, revisando os momentos que os levam a ser o que são. Os espectadores são convidados a sentarem-se à mesa, compartindo o instante que inicia uma refeição em família, sendo testemunhas deste encontro.

O espetáculo é um percurso onde uma série de objetos são expostos – como um museu do cotidiano. Vestígios que representam cenas relevantes da vida dos homens que viveram em outra época. Alguns destes objetos foram guardados com um objetivo claro, outros simplesmente guardados.

“A partir dessa situação, o público é convidado a compartilhar os relatos e ser testemunha desse encontro familiar em que se discute questões importantes, como o que ocorre com um homem que vive somente para o trabalho quando se aposenta e como viver quando se tem certeza da proximidade da morte”, conta o ator Italo Gallardo, que também assina a direção e a dramaturgia do espetáculo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Direção: Ítalo Gallardo / Dramaturgia: Ítalo Gallardo, Pilar Ronderos, Jorge Arecheta / Asistente de Direção: Pilar Ronderos Produção: Mónica Drouilly / Elenco: Italo Gallardo, Miguel Gallardo, Manuel Betancourt / Iluminação: Cristián Matta

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

10 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

15 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

15 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

15 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago