Categories: Cultura

Edson Françozo experimenta diversas modalidades artísticas em ‘Côncavo & Converso’

O artista visual Edson Françozo abre nesta sexta-feira, 5 de outubro, às 19h, a mostra Côncavo & Converso com o resultado de suas visitas e intervenções, ao longo dos últimos 14 anos, ao atelier do artista Afrânio Montemurro. Com curadoria do professor doutor e crítico de arte Andrés Hernández, a mostra apresentará 44 imagens em preto e branco que transitam da fotografia fine art à pinhole e colagens fotográficas.

Françozo, que é linguista, tem na fotografia o espaço para investigar outros domínios de significação. O artista experimenta diferentes modalidades artísticas contemporâneas, sobretudo a fotografia, articuladas e fomentadas no contato com contextos de convivência pessoal. Segundo Hernández, as obras projetam uma liberdade incomum de expressão artística, “materializada a partir de uma límpida clareza do fazer e estruturada em diagramas plásticos, que deambulam espacial e conceitualmente no sistema perpétuo das artes visuais”, ressalta.

Os visitantes terão a oportunidade de comprovar como o artista visual transita no uso de diferentes suportes que se estruturam em coerência com o aparente recorte conceitual que projeta. Lá estarão expostas as obras: “O ateliê visto pelo buraco da agulha”, “Mãos no cubo” e “Através do espelho”. São 44 imagens que surpreenderão os espectadores por desafiar o olhar e a percepção sobre o objeto, o espaço, culminando com colagens fotográficas em objetos destinados à manipulação pelo observador, que assim recompõem cenas, retratos e objetos.

Ainda como parte do evento, no dia 10 de outubro (quarta-feira), às 19h, haverá uma “Conversa com o artista”, para quem tiver interesse em conhecer de perto o processo criativo de Françozo.

Françozo enveredou ela fotografia desde cedo, ainda na adolescência quando descobriu a “magia” do laboratório fotográfico. A partir daí, estudou com o fotógrafo Fabio Fantazzini e Emídio Luisi. Participou do Grupo de Estudos da Fotograma Imagens, em São Paulo, onde também deu aulas de fotografia digital, assim como para associados da Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp). Já realizou mostras individuais em galerias (Primavera, Espaço Anma e na Unicamp) com fotografia e encáustica, uma técnica de pintura que utiliza pigmentos e cera.

Ao falar sobre seu trabalho, o artista ressalta que para ele a fotografia interessa como instrumento para investigar como a imagem pode transcender as margens da superfície bidimensional, como as sombras, as linhas, os vários tons de cinza que sugerem outras dimensões. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Abertura da exposição Côncavo & Converso, do artista visual Edson Françozo
Dia: 5 de outubro de 2018 (sexta-feira)
Horário: 19h
Dias e horários de visitação: de 6 a 20 de outubro, de quarta a sexta-feira, das 15h às 19h e aos sábados, das 10h30 às 14h30. Outros dias e horários podem ser agendados pelo whatsaap: 19 98131-7337 ou pelo e-mail: lugardeinvestigacoes@gmail.com
Conversa com o artista: 10 de outubro (quarta-feira), às 19h
Endereço: AT AL 609 – rua Antônio Lapa, 609, Cambuí, Campinas (SP)

Carta Campinas

Recent Posts

Pagode da Vó Tiana chega à Sala dos Toninhos em Campinas

Neste domingo, 26 de abril, a Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, recebe o tradicional…

4 hours ago

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

5 hours ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

9 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

10 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

10 hours ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

24 hours ago