Segundo os organizadores, o objetivo é “revelar novos talentos e dar visibilidade a compositores que estão na estrada, mas ainda não tiveram a oportunidade de mostrar o seu trabalho”, assim como “valorizar o samba ao mostrar toda a sua riqueza e versatilidade”, diz Alex Freitas, um dos fundadores do Pagode da Vó Tiana, projeto musical voltado para o samba que acontece há 14 anos na Vila Teixeira.
Serão aceitas composições autorais e inéditas dentro de todas as modalidades de samba – como samba-enredo, samba-canção, samba-rock, samba de breque, samba de partido alto e outros.
Serão realizadas duas eliminatórias (20 e 27/11) e uma final (04/12), mas as inscrições estarão abertas a partir do próximo sábado (15/09) e podem ser feitas pelo site oficial do evento (ver abaixo). Não há taxa de inscrição e pessoas de todas as partes do País podem participar, desde que sejam maiores de 18 anos. Além de premiações para os três primeiros colocados, também será premiado o melhor intérprete do festival.
“Queremos resgatar também a tradição dos festivais na cidade, que eram muito comuns nos anos de 1960 e 70, e serviam de vitrine para compositores apresentarem seus trabalhos aos intérpretes, que aproveitavam a ocasião para selecionar músicas inéditas para seus repertórios e discos”, explica o jornalista e crítico musical Bruno Ribeiro, que fará parte do corpo de jurados do festival.
Ficha de inscrição no site oficial do evento.
O regulamento também pode ser acessado no site.
(Carta Campinas com informações de divulgação)