Casa de Vidro recebe exposição ‘Arte Medieval’, do artista plástico Anderson Barbosa

Dois espaços localizados no Lago do Café, no Taquaral, estarão com atividades culturais nos próximos dias. Na Casa de Vidro será aberta no sábado, 11 de agosto, a exposição Arte Medieval, do artista plástico Anderson Barbosa; e no Museu do Café, no mesmo dia, o 3º Festival da Cultura Cafeeira de Campinas, que prossegue também no domingo, 12.

Esculpido e forjado em ferro com o ângulo feito à mão e chapa de aço de reciclagem sem o uso de máquinas elétricas, o artista plástico Anderson Barbosa dá forma a um escudo. O pedaço de madeira de estrado de cama vira parte de uma espada. Assim, ao garimpar e transformar materiais de sucata em obras de arte, Barbosa apresenta a exposição “Arte Medieval”, que poderá ser vista na Casa de Vidro a partir deste sábado, 11, até dia 31 de agosto.

A mostra reúne 20 peças com objetos que revisitam a Idade Média, como lança, espada, escudo, machado, moinho, borduna, elmo, entre outros, criados com equipamentos manuais, “nada de elétrico”, frisa o artista, filho de ferramenteiro que passou a infância vislumbrando sua arte mesmo diante de um pedaço de ferro. “Fui garimpando matéria-prima para dar formato aos objetos. Sempre tudo manual. Até um vaso de flor que na serra demoraria menos de um dia, levo uns 15 dias para concluir. É tudo na unha”, conta o artista paulistano radicado em Campinas há cinco anos.

Sobre a coleção, Barbosa cita, ainda, a borduna, um tipo de taco ou bastão mais grosso numa das extremidades e geralmente feito de algum material sólido – “podendo ser de madeira, pedra ou metal” – normalmente utilizado para fins de necessária força física ou em batalhas de estilo corpo a corpo. “Essa peça, esculpida em madeira e ferro, com material encontrado no lixo, foi feita em dois dias e meio”, revela.

Na sua terceira edição, o Festival de Cultura Cafeeira acontece no sábado e domingo, 11 e 12, no Museu do Café, com visitas monitoradas ao acervo.

O público poderá apreciar as exposições “Da Tela para o Barro”, de Charles Maer, e “Ingredientes, da fotógrafa Zaida Siqueira. Na programação musical, um repertório eclético com o grupo de viola caipira de Campinas, a dupla Bill e Branco, Márcio de Freitas e Revanche Imediata e catira.

Na praça de alimentação, uma culinária variada que terá como atrativo algum elemento do seu cardápio feito a base de café. Durante o Festival, atores caracterizados como personagens medievais convidarão o público para a exposição Arte Medieval na Casa de Vidro. (Carta Campinas com informações de divulgação)

3º Festival de Cultura Cafeeira de Campinas
Quando: sábado e domingo, 11 e 12 de agosto, das 9h às 18h.
Onde: Museu do Café (Lago do Café – Av. Dr. Heitor Penteado, 2.145. Taquaral).
Entrada gratuita

Exposição “Arte Medieval”
Quando: 11 a 31 de agosto. De terça a sexta, das 10h às 17h; sábados, 10h às 13h. A mostra estará aberta excepcionalmente neste domingo, 12, em razão do Festival de Cultura Cafeeira.
Onde: Casa de Vidro ((Lago do Café – Av. Dr. Heitor Penteado, 2.145. Taquaral).
Entrada gratuita

Recent Posts

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

16 hours ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

16 hours ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

23 hours ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago

Religiosos deixarão de pagar imposto suficiente para financiar todas as universidades públicas do Brasil

(imagem chalogarcia pxl) Depois dos privilégios arraigados de deputados, juízes e militares, agora o brasileiro…

2 days ago

Fios de Choro explora a diversidade musical brasileira em encontro entre o erudito e o popular

(foto divulgação) O grupo Fios de Choro faz um passeio sonoro pela diversidade da música…

2 days ago