Apesar do poder da Globo, Lula deve decidir quem será o próximo presidente do Brasil

Apesar do grande poder da Rede Globo, da grande mídia como um cartel e dos grupos articulados dentro do Judiciário, é o ex-presidente Lula quem vai decidir quem vai para o posto de presidente da Repúblico.

A estratégia definida por Lula pode colocar Geraldo Alckmin (PSDB), Bolsonaro (PSL) ou Ciro Gomes (PDT) na presidência.

Lula tem o poder de decidir se quer que o PT saia derrotado ou vitorioso.

O candidato, no entanto, poderia ser o próprio Lula, mas Lula é um preso político. E preso político não recebe a mesma Justiça que o preso comum. A não ser que ocorra uma mudança improvável, Lula continuará preso e impedido de qualquer ato político até as eleições de 2018. Estamos em um Estado de Exceção política.

E tirando Lula, dificilmente um candidato do PT chegará ao posto no qual Dilma Rousseff foi retirada por meio de um golpe. E isso com “Supremo com tudo”.

Na atual situação, Lula tem duas opções: apostar em uma vitória numa grande união das esquerdas e forças progressivas ou deixar o PT ser derrotado e abrir caminho para Geraldo Alckmin (PSDB) ou Jair Bolsonaro (PSL).

No atual quadro político, que pode mudar obviamente, a única chance de vitória com Lula, preso político e impedido de qualquer ação, parece ser Ciro Gomes (PDT). Ciro vem acenando para o PT, que aproximação, vislumbra uma vitória da esquerda. Mas Lula e o PT podem optar pela derrota honrosa e dane-se o Brasil. É a tal derrota com sabor de desejo cumprido. E deixar a presidência para Alckmin ou Bolsonaro.

No final das contas, Lula é o oráculo preso na caverna da Justiça partidária: ele poderá eleger Alckmin, Bolsonaro ou Ciro.

Mas vale lembrar que com Alckmin ou Bolsonaro, o PT não terá vida fácil com o Partido da Justiça. O projeto do judiciário brasileiro é ficar mais uns 20 anos com os privilégio do poder. (Susiana Drapeau)

Veja mais:

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

23 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

23 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

24 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago