‘Orixás’ reúne obras do artista Miguel Angelo sobre as religiões de matriz africana

Em São Paulo – Com o objetivo de promover o reconhecimento, a valorização das religiões de matriz africana, a preservação e difusão da arte, da história e da memória cultural brasileira, tendo como referência a presença dos Orixás e o sincretismo no Brasil, o artista plástico Miguel Angelo organiza a partir do dia 30 de julho a exposição Orixás – Sincretismo do Nosso Brasil, na Estação Cultura.

A mostra conta com peças exclusivas, assinadas pelo artista plástico Miguel Angelo, que retrata de forma lúdica, inspiradora, criativa, por meio de suas obras, adereços e imagens, referências na religiosidade das nações africanas, todo seu vasto, exótico e rico fundamento.

Segundo o artista, as religiões de matriz africana foram incorporadas à cultura brasileira há muito, quando os primeiros escravizados desembarcaram no Brasil e encontraram em sua fé e religiosidade uma forma de preservar suas tradições, seus idiomas nativos, conhecimentos e valores trazidos da grande “mãe” África. “Assim, tais religiões – apesar de sua influência e importância na construção de nossa cultura nacional – também foram muito perseguidas e em determinados momentos da história, até proibidas. Já em nossa atualidade, os ataques mais expressivos às religiões de matriz africana vêm das chamadas religiões ‘neopentecostais’, que comumente as rotulam de ‘culto aos demônios’, ‘crendices’ e ‘feitiçarias’. Isso tudo, gera uma ignorância com relação a essas culturas e cria um ambiente de hostilidade, proporcionando sofrimento aos praticantes e a todos aqueles que fazem parte da população negra, que têm o seu direito de pertença e identidade racial muitas vezes negado em função do racismo (muitas vezes “maquiado”)”, diz.

Na visão de Miguel Angelo, a mostra indica que a criatividade pode ser plena; que o domínio de diversas técnicas pode transformar elementos simples em grandes obras, tendo o Candomblé / Umbanda como principais fontes de inspiração. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição: Orixás – Sincretismo do Nosso Brasil
Artista: Miguel Angelo
Local: Estação Cultura, Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – Rua Mauá, 51 – Térreo – Luz – São Paulo – SP
Data: 30 de julho 2018 a 31 de agosto 2018

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

15 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

16 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

18 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago