Ícone do site Wordpress Site

Marina Guzzo cria ‘Celeste – cosmologia de um salto’, inspirada em Davi Kopenawa e Patrício Guzmán

Em São Paulo – Inspirada pelo livro “A queda do céu”, de Davi Kopenawa, e o filme “Nostalgia da Luz” (2010), do chileno Patrício Guzmán, Marina Guzzo cria “Celeste – cosmologia de um salto”, no Laboratório Corpo e Arte da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). A ação coreográfica acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho e 3, 4 e 5 de agosto no Sesc Pompeia.

As pedras, como objetos e obstáculos para a construção de uma realidade coletiva, servem como a âncora do processo de criação da performance. Do encontro com um objeto – uma pedra – engaja-se um único gesto – o salto – para criar um campo de interesse, no qual os corpos em movimento podem propor ações políticas na cidade e na natureza, na memória e no esquecimento, na vida e na morte.

O salto, ou o gesto de saltar, torna-se dispositivo para interrogar a atual condição de tempo e espaço, em comunhão com esses objetos-ruína. É na relação com o salto e seus vários desdobramentos que a pesquisa aposta na ação, para compartilhar uma experiência de empatia, ritual e transformação, em espaço urbano delimitado para coletivos e comunidades.

“Celeste é para tentar criar o encantamento, mesmo diante de tanta adversidade. Saltar é muito libertador, engaja o corpo em uma transformação enorme, deixa a gente presente, em outro estado corporal” diz Marina Guzzo.

Marina Guzzo é artista e pesquisadora das artes do corpo, tem pós-doutorado pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Professora Adjunta da Unifesp no Campus Baixada Santista, pesquisadora do Laboratório Corpo e Arte e coordenadora do Núcleo Indisciplinar de Dança – N(i)D. Concentra suas criações na interface das linguagens artísticas e a incerteza da vida contemporânea, misturando dança, performance e circo para explorar os limites do corpo e da subjetividade nas cidades e na natureza.

Desde 2011 mantém, na UNIFESP um grupo de pesquisa-ação, que desenvolve e apresenta performances em espaços urbanos. Já participou de festivais importantes no Brasil, Alemanha e Chile. Ganhou o Prêmio Funarte Artes de Rua em 2012. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Concepção, pesquisa e direção: Marina Guzzo
Co-criadores: Daniele Guedes, Anny Rocha, Jonatan Elias José, Leandro Soares e Gabriela Dória e Camila Miranda.
Estagiário: Jonatan Elias José
Colaboração artística: Conrado Federici
Figurino: Marina Guzzo
Fotografia: Adilson Félix e Gui Galembeck
Produção: NiD- Núcleo Indisciplinar de Dança e Corpo Rastreado
Coreografia incidental: inspirada no trabalho de Marcelo Evelin
Plataforma de pesquisa: Laboratório Corpo e Arte- UNIFESP
Agradecimentos: Gabi Gonçalves, Lia Damasceno, Mat Guzzo, Morena Nascimento e João Simão.
Em memória de Marília Savarego.
Duração: 40 min.
Classificação: livre

Celeste – cosmologia de um salto
27, 28 e 29 de julho e 3, 4 e 5 de agosto de 2018, sexta, sábado e domingo, às 16h
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
Não temos estacionamento. Para informações sobre outras programações, acesse o Portal do Sesc Pompeia

Sair da versão mobile