Ícone do site Wordpress Site

‘Hannah e suas irmãs’ e ‘Corações e Mentes’ estão no circuito de cinema do MIS

“Hannah e suas irmãs”, de Woody Allen

A programação de cinema do mês de agosto do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, exibe diversos títulos como parte dos ciclos que acontecem regularmente no Museu.

Destaque para o Ciclo Cinema/Filosofia, com curadoria de Roberta Klink, que exibe “Hannah e suas irmãs”, de Woody Allen, o Cineclube Outubro, que exibe o documentário antiguerra “Corações e Mentes”, de Peter Davis, o Ciclo Cineclubista John Cassavetes, com curadoria de Hamilton Rosa Junior, e o ciclo Revisão do Cinema Brasileiro, com curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, que exibe “Os Fuzis”, de Ruy Guerra.

A programação traz também o Ciclo Cine 68, com curadoria do Lanterna: Boletim de Arte Revolucionária, que irá exibir filmes realizados no calor daquele curto período em que a imaginação tomou o poder, lembrando os 50 anos das reviravoltas políticas/culturais de 1968.

Todas as exibições no MIS são gratuitas e seguidas de debate.

Veja abaixo a programação completa com sinopse dos filmes, dias e horários de exibição:

Ciclo Cinema/Filosofia
Curadoria Roberta Klink

Quarta-feira, 1 de agosto, 19h30
HANNAH E SUAS IRMÃS
direção: Woody Allen
Sinopse: A amizade e o relacionamento de três irmãs vivendo em Nova York. No dia de Ação de Graças seus conflitos amorosos e existenciais são evidenciados no meio de um grupo de amigos e parentes não muito homogêneo. Lee (Barbara Hershey) é uma velha pintora casada com Frederick (Max von Sydow), Holly (Dianne Wiest) sonha em ser uma escritora e Hannah (Mia Farrow) é uma famosa atriz, perfeita em tudo na vida. Prêmios: OSCAR 1987, Ganhou Melhor Ator Coadjuvante – Michael Caine e Melhor Atriz Coadjuvante – Dianne Wiest EUA, 1986, 106 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo ECCOS em Movimento: Consciência Política
Curadoria Associação ECCOS

Sábado, 4 de agosto, 17h
PRIVATIZAÇÕES: A DISTOPIA DO CAPITAL
Direção: Sílvio Tendler
Sinopse: “O novo filme de Silvio Tendler ilumina e esclarece a lógica da política em tempos marcados pelo crescente desmonte do Estado brasileiro. A visão do Estado mínimo; a venda de ativos públicos ao setor privado; o ônus decorrente das políticas de desestatização traduzidos em fatos e imagens que emocionam e se constituem em uma verdadeira aula sobre a história recente do Brasil. Assim é Privatizações: a Distopia do Capital. Brasil, 2014, 57 min. Classificação indicativa: Livre.

Cursinho PROMETHEUS

Sábado, 4 de agosto, 19h30
OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM HOMEM – (Dead Man Walking) direção: Tim Robbins
Elenco: Susan Sarandon, Sean Penn, Robert Prosky, etc Sinopse: Em Louisiana, a freira católica Helen Prejean (Susan Sarandon) passa a ser guia espiritual do condenado Matthew Poncelet (Sean Penn). Ela luta pela vida do homem, que espera ser executado a qualquer momento pelo assassinato de dois adolescentes. Quando a data se aproxima, os verdadeiros eventos do crime são revelados e Matthew luta com as suas emoções. Reino Unido, EUA, 1996, 122 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Cineclube Poeira
Curadoria João Antonio Buhrer/ Carlos Tavares
ciclo “Fernando Coni Campo, o Champs”

Segunda-feira, 6 de agosto, 19h30
O MÁGICO E O DELEGADO
Direção: Fernando Coni Campo
Sinopse: Dom Velásquez, um mágico, e Paloma, sua parceira, chegaram a uma pequena cidade do Recôncavo Baiano, dispostos a fazer uma série de espetáculos de mágicas, canto e dança. A estreia, porém, é frustrada pela prepotência do delegado. No dia seguinte, na feira, Paloma, comovida, sugere a Dom Velásquez que faça uma grande mágica, para trazer fartura aonde há tanta miséria. O efeito é surpreendente mas dura pouco; por isso o povo se revolta e o delegado prende o mágico. Prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator (Nelson Xavier), Melhor Roteiro (Fernando Coni Campos e Mário Carneiro) e Melhor Atriz Coadjuvante (Maria Silvia – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, 1983. Brasil, 1983, 103min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Ciclo Sessão da tarde
Curadoria Andréa Reis e Ricardo Pereira

Terça-feira, 7 de agosto, 14h
ACROSS THE UNIVERSE
direção de Julie Taymor
Sinopse: As músicas dos Beatles fornecem a estrutura sonora para este conto musical de romance, guerra e paz. Quando o jovem britânico trabalhador Jude desembarca nos Estados Unidos em busca de seu pai, ele acaba conhecendo o despreocupado estudante universitário Max e sua irmã Lucy juntamente com uma série de figuras excêntricas. Jude e Lucy começam ase apaixonar, mas a relação é ameaçada pela revolução social que acompanha a Guerra do Vietnã. EUA, 2007. Colorido, 133 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 14 de agosto, 14h
BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
direção de Michel Gondry
Sinopse: Joel (Jim Carrey) se surpreende ao saber que seu amor verdadeiro, Clementine (Kate Winslet), o apagou completamente de sua memória. Ele decide fazer o mesmo, mas muda de ideia. Preso dentro da própria mente enquanto os especialistas se mantêm ocupados em seu apartamento, Joel precisa avisá-los para parar. Oscar de Melhor Roteiro. EUA, 2004. Colorido, 108 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 21 de agosto, 14h
ELA
Direção: Spike Jonze
Sinopse: Em Los Angeles, o escritor solitário Theodore (Joaquin Phoenix) desenvolve uma relação de amor especial com o novo sistema operacional do seu computador. Surpreendentemente, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa, uma entidade intuitiva e sensível, chamada Samantha. EUA, 2013. Colorido, 126 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 28 de agosto, 14h
SUSSURROS DO CORAÇÃO
direção: Yoshifumi Kondô
Sinopse: Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas, curiosamente, todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa. Animação. LEGENDADO. Japão, 1995. Colorido, 111 min. Classificação indicativa: Livre.

Ciclo Cineclubista John Cassavetes
Curadoria Hamilton Rosa Junior

Terça-feira, 7 de agosto, 19h30
FACES
direção: John Cassavetes
Sinopse: Richard Frost (John Marley) resolveu deixar sua esposa, Maria (Lynn Carlin), para se encontrar com a jovem Jeannie Rapp (Gena Rowlands), que conheceu recentemente em um bar. Maria, por sua vez, decide ir a uma boate, onde se deixa seduzir por um garoto de programa..EUA, 1968,129 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Terça-feira, 14 de agosto, 19h30
ASSIM FALOU O AMOR
direção: John Cassavetes
Sinopse: Seymour Moskowitz (Seymour Cassel), longo cabelo loiro e um impressionante bigode, trabalha num estacionamento e vai ao cinema ver filmes com Humphrey Bogart. Seymour fala de carros, dinheiro e comida. Minnie Moore (Gena Rowlands) trabalha num museu e também ela vê filmes com Bogart. E acaba de se separar do seu amante. Um dia, depois de um almoço desastroso com um pretendente, Minnie conhece finalmente Seymour. Dois seres que vão começar a mais improvável e imprevisível das relações. EUA, 1971,114 min. Não recomendado para menores de 14 anos

“Uma mulher sob influência”, de John Cassavetes

Terça-feira, 21 de agosto, 19h30
UMA MULHER SOB INFLUÊNCIA
direção: John Cassavetes
Sinopse: Nick Longhetti (Peter Falk) está sobrecarregado, devido ao seu trabalho em um estaleiro. Sua esposa Mabel (Gena Rowlands) passa por uma fase difícil, vivendo em constante desequilíbrio emocional, o que a leva à depressão. Quando os filhos começam a serem afetados pelo estado de Mabel, Nick é obrigado a hospitalizá-la. Só que isto faz com que ele tenha também que assumir o controle de sua casa. “Uma Mulher Sob influência” é considerada uma das obras-primas do diretor. EUA, 1974,155 min. Não recomendado para menores de 14 anos

Ciclo Ficção Científica
Curadoria Claudia Amoroso Bortolato, Murilo Ramos A. S. Guimarães e Ricardo Biasoto Manacero

Quarta-feira, 8 de agosto, 19h30
FAHRENHEIT 451
direção de François Truffaut
Sinopse: Adaptação do livro de Ray Bradbury sobre uma sociedade do futuro que baniu todos os materiais de leitura e o trabalho dos bombeiros de manter as fogueiras a 451 graus: a temperatura que o papel queima. Um bombeiro começa a repensar sua função ao conhecer uma jovem encantadora que adora livros. Inglaterra/França, 1966. Colorido, 112min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Quarta-feira, 22 de agosto, 19h30
PLANETA PROIBIDO
direção: Fred M. Wilcox
Sinopse: Uma expedição liderada pelo Comandante John J. Adams (Leslie Nielsen) viaja rumo a um planeta distante para descobrir o que aconteceu com os cientistas que foram para lá iniciar uma colônia. Apenas um é encontrado: o arrogante Dr. Morbius (Walter Pidgeon), que vive em companhia da filha, Altaira (Anne Francis), e de um prestativo robô. A história, de autoria de Irving Block e Allen Adler, é inspirada no drama “A Tempestade“, de William Shakespeare. Indicado ao Oscar de melhores efeitos especiais em 1957. EUA, 1956, 98 min. Não recomendado para menores de 12 anos

CINECLUBE OUTUBRO

“Outros outubros virão outras manhãs plenas de sol e de luz”
(Milton Nascimento / Fernando Brant / Marcio Borges/ Música: O que foi feito de (Vera)

Sexta-feira, 10 de agosto, 19h
CORAÇÕES E MENTES (Hearts & Minds)
Direção: Peter Davis
Sinopse: O presidente estadunidense Lyndon Johnson gostava de dizer que a vitória na Guerra do Vietnã dependia da conquista dos “corações e mentes” do povo vietnamita. O cineasta Peter Davis usa sarcasticamente essa frase num eficiente documentário antiguerra. Ele justapõe as afirmações das autoridades dos EUA com cenas reais de violência e brutalidade cometidas pelos seus soldados naquela região: bombardeios indiscriminados, uso de armas químicas e extermínio de civis, incluindo crianças. Constrói com detalhes um poderoso retrato dos efeitos desastrosos de um conflito conduzido com objetivos coloniais. Corações e Mentes é uma obra prima, ganhadora do Oscar de melhor documentário em 1974. EUA,1974. Colorido, 112 min. Não recomendado para menores de 14 anos

Comentários de Paulo Tavares Mariante, advogado e Coordenador do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos Humanos de Campinas.

Ciclo Cine 68
Curadoria www.boletim-lanterna.blogspot.com.br

Neste ano, de olho nos 50 anos das reviravoltas políticas/culturais de 1968, o blog Lanterna: Boletim de Arte Revolucionária irá exibir filmes realizados no calor daquele curto período em que a imaginação tomou o poder. São filmes cujas propostas estéticas emergem do clima de rebelião frente à civilização capitalista.

Sábado, 11 de agosto, 17h
IF (Se…)
direção: Lindsay Anderson
Sinopse: História alegórica sobre um revolucionário líder estudantil. A rebelião, a insatisfação com o status quo, o sentimento de liberdade, a necessidade de novas conquistas. Obra-prima do cinema inglês, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes expondo ao mundo o cinema autoral e rebelde de Lindsay Anderson. Reino Unido, 1968, 111 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

CINE DEBATE
Curadoria PES – Mídia e Ativismo

Segunda-feira, 13 de agosto, 19h30
CRIANÇAS DE GAZA
Direção: Jezza Neumann
Sinopse: O documentário Children of Gaza foi ao ar no Reino Unido no canal 4 em 15 de março de 2010, retratando a vida de milhares de crianças que vivem na faixa de Gaza. Para produzir o documentário, o premiado diretor Jezza Neumann seguiu três crianças em Gaza durante um ano, retratando seu sentimento de tristeza, solidão, amargura e, principalmente, revolta. O filme ilustra claramente a tirania do imperialismo no Oriente Médio — encabeçado por Israel. Por outro lado, Neumann não retratou a heroica e milenar resistência deste povo e prendeu-se apenas à documentação do sofrimento das crianças que lá vivem. A realidade das crianças palestinas de hoje está em ver seus pais e seus irmãos sendo mortos, suas casas sendo derrubadas, suas escolas bombardeadas. Diante desse cenário absurdo, muitas crianças deixam de fazer o que faz a maioria das crianças: sonhar. Reino Unido, 2010, 48min. Não recomendado para menores de 16 anos.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Curadoria: Michele Lopes

Quarta-feira, 15 de agosto, 19h30
CHEGA DE FIU FIU
direção: Amanda Kamanchek e Fernanda FrazaÞo
Produção: Brodagem Filmes
Sinopse: As cidades foram feitas para as mulheres? O filme Chega de Fiu Fiu narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público. Brasil, 2018,73 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Revisão do Cinema Brasileiro
curadoria: Ricardo Pereira

Sexta-feira, 17 de agosto, 19h30
OS FUZIS
direção de Ruy Guerra
Sinopse: Em um bolsão de fome do nordeste brasileiro, um grupo de soldados e um motorista de caminhão tentam impedir que a população faminta do sertão da Bahia saqueie um depósito de alimentos. Brasil, 1964. Preto e Branco, 80 min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Diversidade Sexual
Curadoria Cineclube Purpurina

Sábado, 18 de agosto, 16h
MEU CORPO É POLÍTICO
Direção: Alice Riff
Sinopse: Filme, inédito em Campinas, traz o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas. A diretora nos mostra que a simples presença destas pessoas, com suas identidades de gênero e orientações sexuais, constitui um ato politico. Brasil, 2017, 72min. Não recomendado para menores de 16 anos

Ciclo Cine Mulher
Curadoria: Promotoras Legais Populares

Segunda-feira, 20 de agosto, 19h30
AS PENHAS
direção: Regiana Queiroz
Sinopse: As Penhas é um filme de Regiana Queiroz, tendo como testemunhas mulheres vítimas de violência que conseguiram romper o ciclo, sobreviver e retomar a vida com dignidade e empoderamento. O documentário fala também da culpa do Estado e do Judiciário na violência contra as mulheres por não cumprirem tratados internacionais vigentes de Direitos Humanos assinados pelo Brasil. Filmado na Casa Sofia, centro de defesa e convivência da mulher no Jardim Ângela, São Paulo, com trilha sonora do talentosíssimo Bina Coquet, o documentário denuncia a fragilidade dos centros da apoio às mulheres, a cumplicidade de Estado nesses crimes e a possibilidade de sair do ciclo de violência sem virar estatísticas de feminicídio. Brasil, 2018, 37min. Não recomendado para menores de 12 anos.

Ciclo Diversidade Cultural, outras linguagens; outros olhares
Curadoria Adriano de Jesus

Sexta-feira, 24 de agosto, 19h30
NEM SEMPRE É FÁCIL SER SIMPÁTICO
direção: Srdjan Vuletic
Sinopse: O longa-metragem conta a história de um motorista de táxi de 40 anos que decide se tornar um homem bom. Mas, aparentemente, ele sempre está no lugar errado, na hora errada. . Bósnia, 2007, 94min. Não recomendado para menores de 14 anos

Sábado, 25 de agosto, 17h
TÁXI TEERÃ
Direção: Jafar Panahi
Sinopse: Neste falso documentário, o diretor Jafar Panahi instala câmeras dentro de um táxi e começa a dirigir pelas ruas de Teerã pegando clientes e conversando com eles ao longo dos trajetos. Entre os assuntos, humor e drama se misturam nas discussões sobre a política nacional, os costumes locais e a liberdade de expressão no cinema. Exibido no Festival de Berlim 2015. . Irã, 2015, 86min. Não recomendado para menores de 14 anos

Ciclo Mensal CATAVENTO
Segunda-feira, 27 de agosto, 19h30

MÃE SÓ HÁ UMA
Direção: Anna Muylaert
Produção: Sara Silveira, Maria Ionescu e Anna Muylaert
Elenco: Naomi Nero, Dani Nefussi, Matheus Nachtergaele, Daniel Botelho, Luciana Paes
Sinopse: Após denúncia anônima, o adolescente Pierre é obrigado a fazer um teste de DNA. Ele descobre que foi roubado da maternidade e que a mulher que o criou não é sua mãe biológica. Após a revelação o garoto é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola, tudo isso em meio às descobertas da juventude. Prêmios: Melhor Filme Queer do júri da revista alemã Männer, dentro do Teddy Bear Award. Brasil, 2016, 82min. Não recomendado para menores de 14 anos

Ciclo Luis Buñuel
Curadoria Adriano de Jesus

Terça-feira, 28 de agosto, 19h30
O ALUCINADO
direção: Luis Buñuel
Sinopse: Francisco Galvan de Montemayor é um homem rico e amargo, bastante rigoroso com seus princípios e, por isso, ainda solteiro. Um belo dia ele conhece Gloria, se apaixona e é subitamente convencido a se casar com ela, noiva de Raul Conde. Francisco corteja a mulher até que ela aceitasse seu pedido de casamento, e, ao conseguir, de mostra um marido exemplar e dedicado. Mas, pouco a pouco, sua paixão começa a apresentar traços inquietantes. Gloria expressa o comportamento crescentemente abusivo de Francisco com seus conhecidos, porém se mantém cética sobre a gravidade da situação, desconhecida de seu ex-noivo, Raul Conde. O Alucinado, batizado originalmente apenas de El, de 1953, é mais um exemplo de filme da fase mexicana de Luis Buñuel. México, Preto & Branco, 1953,92 min. Não recomendado para menores de 14 anos

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
CURTA MIS

Sexta-feira, 31 de agosto, 19h30
VELHO OITO
Direção: Daney Carvalho
Produzido e baseado numa história de Alex de Luna Amatto
Estúdio Kaia Produções & Starf*ckers Inc.
Sinopse:. Por anos, a vida da adolescente Ana (Luísa Furtado) se resumiu em lidar com os problemas de sua mãe Regina (Valentine Durant). Porém, uma oportunidade de mudança surge quando Maurício (Ricardo Bretones), vizinho do prédio, convida a jovem pra cuidar de seu filho pequeno por uma noite. Brasil, 2017, 25 min. Não recomendado para menores de 14 anos.

Museu da Imagem e do Som – Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua: Regente Feijó, 859 – (19) 3733 8800
Programação sujeita a alterações
Entrada gratuita (32 lugares)

Sair da versão mobile