Vereadora quer reflexão sobre violência contra a mulher nas escolas de Campinas

Para combater a violência doméstica, a vereadora Mariana Conti (PSOL) apresentou um Projeto de Lei que propõe a divulgação e o ensino de noções da Lei Maria da Penha nas Escolas. A cidade de Campinas tem uma alto índice de violência contra a mulher e de feminicídio. Campinas registra cerca de 400 casos de violência contra a mulher por semestre, índice que deve ser bem maior na realidade por causa de violências que não são notificadas.

Mariana Conti lembra que os casos de violência contra a mulher ocorrem em sua maioria nas famílias e que isso influencia a forma dos jovens se relacionarem entre si, por isso a importância da lei: “diversos estudos vêm mostrando que a violência contra a mulher já ocorre nos primeiros relacionamentos, ainda na adolescência e em geral causado por ciúmes”, comenta a vereadora.

O Projeto, em sintonia com o artigo 8 da Lei Maria da Penha, torna obrigatório o ensino de noções sobre a legislação de prevenção e combate a violência doméstica e familiar nas escolas da rede municipal, de maneira transversal ou em projetos diversos, em todas as fases do ensino escolar em adequação com os conteúdos programáticos e currículos de cada idade e integra as ações propostas pelo PL Programa Integrado de Combate à Violência de Gênero.

“A reflexão responsável sobre a violência de gênero a partir dos pontos da Lei Maria da Penha, fazendo com que os jovens entendam não só a importância dessa lei para as mulheres como discutam formas de se relacionar menos violentas”, afirmou. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

4 minutes ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

23 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

24 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

24 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

1 day ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

1 day ago