‘Tudo Joia’ traz un​​​​​​​​iverso das artes plásticas e das joias lembrando Tarsila do Amaral e outros artistas

O mundo das artes plásticas e o das joias vão se unir na exposição “Tudo Joia”, que será aberta no próximo dia 09 de Maio (quarta-feira), a partir das 19h na Galeria de Arte Livia Doblas com entrada gratuita. A exibição traz trabalhos de Tarsila do Amaral e outros artistas, além de peças elaboradas por designers de joias baseadas nas obras deles. A ideia do evento é homenagear essas referências artísticas brasileiras e mostrar a utilização das joias como ‘esculturas de vestir’ ou até mesmo objetos decorativos de parede. A expografia é assinada pela decoradora Stella Crissiuma.

Os colares, brincos e anéis inspirados nos trabalhos dos pintores, como o famoso quadro “O Abaporu” de Tarsila do Amaral e as famosas gordinhas de Gustavo Rosa, foram elaborados pelas designers de joias Bialice Duarte e Cris Porto. As obras de Amilcar de Castro também são destaques no evento. “A coleção de joias é mais uma homenagem e divulgação dessa artista tão importante para o grande público, infelizmente há pessoas que não sabem quem é Tarsila do Amaral. Já o Gustavo Rosa foi o artista que mais vendi quadros no início da minha carreira, foi companheiro de vernissages, leilões, viagens; sua obra lúdica traz alegria aonde quer que esteja”, diz Livia Doblas.

Na mostra a designer de joias Kika Alvarenga também vai expor seu trabalho, composto por peças autorais que se assemelham à esculturas. A mineira produz manualmente e em edição limitada suas peças.

No evento também vão ser expostas esculturas de parede feitas por outros designers. Entre eles está o artista plástico Luís Hermano (SP-Arte), conhecido por suas esculturas conceituais com materiais inusitados. Junto com o artista está Cris Campana, com trabalhos que simulam jardins suspensos feitos em vários tipos de matérias-primas. Além da artista plástica Fabiana Queiroga e as narrativas poéticas feitas em parede por joias banhadas a ouro em forma de escadas e ornamentos.

Também há artistas expostos que já pertencem à galeria, como Tomie Ohtake, Arthur Piza, Gonçalo Ivo, entre outros.

“A ideia de unir o universo da joias com as artes plásticas, ilustra o olhar investigativo que os bons artistas têm sobre técnicas, formatos e variações de se expressar e nos instiga como espectador a contemplar a arte sob ângulos diferentes. É a mini escultura que você veste nos dedos, é a joia que você instala na parede, ‘tudo joia’. A arte sempre busca o novo, o investimento, um novo olhar”, acrescenta Livia. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

8 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

14 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago