Ícone do site Carta Campinas

Juiz de Campinas que tirou assessores de Lula atacou o PT, Dilma e o ex-presidente por 3 anos

Uma reportagem da BBC Brasil mostra que o juiz Haroldo Nader, de Campinas (SP), que era praticamente desconhecido do público,  ganhou publicidade com uma decisão liminar (provisória) ao  determinou o fim da equipe de oito pessoas que assessorava o ex-presidente Lula (PT), um direito de todos os ex-presidente.

A reportagem, no entanto, revela que o magistrado enviou diversas mensagens atacando Lula, à ex-presidente Dilma Rousseff e ao PT em 2015, 2016 e 2017, nas páginas do jornal O Estado de S. Paulo.  Nas cartas, ele assina como residente em Valinhos. Um verdadeiro combate missivista com os tradicionais clichês de ataque ao PT.

“No mesmo ano, Nader defendia o impeachment de Dilma usando uma metáfora do mundo da aviação. “Após as concessões dos aeroportos, a concessão da pilotagem. A pilota entrega o comando ao co-piloto e é trancada fora da cabine, exatamente para que o avião não caia”, disse ele em 11 de abril de 2015.

Em outra carta, Nader aproveita para elogiar Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras e delator Nestor Cerveró. “A coragem, a astúcia e a dignidade de um filho ultrajado, Bernardo Cerveró, alvejaram Lula”, escreveu ele em agosto de 2016. Bernardo foi o autor das gravações que resultaram na prisão do ex-líder do governo Dilma no Senado, Delcídio do Amaral (MS).

A reportagem da BBC Brasil procurou Haroldo Nader diretamente e por meio das assessorias de imprensa tanto do gabinete quanto da Justiça Federal em São Paulo ao longo das tardes de quinta-feira (17) e de hoje, mas não houve resposta. Na tarde de hoje, a reportagem conversou com uma assessora de Nader em seu gabinete em Campinas. O juiz estava no local, mas disse que não responderia e determinou à assessora que desligasse o telefone”, relata a BBC. Veja texto integral.

Sair da versão mobile