Categories: Geral

Empresa que administra Viracopos entra com pedido de recuperação judicial

A concessionária Aeroportos Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, entrou com pedido de recuperação judicial. O pedido de recuperação judicial é o primeiro entre as concessionárias que administram aeroportos no país. A solicitação engloba as controladas Aeroportos Brasil, Aeroportos Brasil Viracopos e Viracopos Estacionamentos.

Em nota, a concessionária informa que as operações do aeroporto prosseguem normalmente. A Empresa Brasileira de Infraestreutura Aeroportuária (Infraero) informou que só cabe ao consórcio manifestar-se a respeito do pedido.

A recuperação judicial foi protocolada na 8ª Vara Cível da Justiça de Campinas, sede do aeroporto. A medida é usada por empresas em dificuldade econômica para evitar falência. A intenção é suspender temporariamente a execução de garantias de dívidas. Em fevereiro de 2012, o consórcio ganhou o direito de explorar Viracopos, localizado em Campinas, no interior paulista, por 30 anos

O consórcio é formada pelas empresas Triunfo Participações e Investimentos, construtora UTC e Egis com 51% da sociedade, e Infraero, com 49%. A concessionária Aeroportos Brasil apontou um movimento abaixo do esperado no transporte de passageiros e na movimentação de cargas como causa dos prejuízos. A construtora UTC também está em recuperação judicial desde o ano passado, após ser uma das empresas denunciadas na Operação Lava Jato.

A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica”, diz a nota da Aeroportos Brasil.

O consórcio acrescenta que a medida também é consequência da ausência de manifestação, pelas autoridades administrativas competentes, quanto ao pedido de devolução amigável da concessão, apresentado em julho do ano passado. Alega ainda que investiu, desde fevereiro de 2013, mais de R$ 3 bilhões em obras de infraestrutura e melhoria do serviço, em atendimento às etapas do contrato de concessão.

O Aeroporto Internacional de Viracopos, com cerca de mil empregados diretos e mais de 5 mil indiretos, é o sexto maior do Brasil em número de passageiros transportados; o segundo em volume de cargas totais e o maior em volume de carga importada do país. Viracopos opera 1,1 mil voos semanais para mais de 50 localidades no Brasil e 25 voos internacionais semanais para três localidades.

O consórcio ganhou o direito de explorar Viracopos, localizado em Campinas, no interior paulista, por 30 anos, em fevereiro de 2012.(Agência Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

9 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

15 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago