A necessidade de uma nova pesquisa ocorre por conta do resultado insuficiente da pesquisa realizada entre agosto de setembro de 2016 com educadores da rede municipal.
Segundo o vereador Carlos Roberto de Oliveira (o Carlão do PT), presidente da Comissão Especial de Estudos da Lei 10.639, o resultado da pesquisa de 2016 demonstra a existência de leis não garante o seu cumprimento, face à cultura do silêncio. “Com esta nova iniciativa, estamos buscando garantir do poder público maior investimento na formação e estrutura adequada ao trabalho com as africanidades”. afirmou.
Este ano, a pesquisa ampliará seu alcance, incluindo as Redes Estadual e Particular de Ensino no município. Primeiramente, a pesquisa será aplicada na Rede Municipal, por cerca de 30 dias e, gradativamente, atingirá as demais redes.
Pesquisa de 2016 – Dos 7080 educadores entre professores, Agentes de Educação Infantil, Gestores e Gestores de Nível Central, apenas 218 responderam à pesquisa que foi disponibilizada no sistema Educação Conectada. Este fato já revela o silêncio da rede de ensino em relação à temática racial.
O estudo também procurou identificar a composição dos trabalhadores da rede municipal de ensino; 22,5% são negros ou pardos; 73,4% brancos, 1,4% amarelos; o,9% não declararam e 1,8% se autodeclararam como outros.
Sobre o contato com a questão étnico-racial na formação inicial, 47% dos profissionais evidenciaram não ter tido contato com a temática. Já 42,4% destacam que tiveram contato de forma transversal em diversas disciplinas. Apenas 10% em disciplinas específicas. Os dados demonstram a lacuna da formação inicial docente acerca da temática. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…
(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…