Campinas terá nova pesquisa para verificar o ensino da história e cultura afro-brasileira

A Comissão Especial de Estudos da Lei 10.639 em parceria com a Faculdade de Educação da Unicamp, com o Instituto Federal de Educação Tecnológica, e com o Fórum de Educação e Diversidade das Relações Étnico-raciais lançam na próxima segunda-feira, 14, à 17h, no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, uma nova pesquisa sobre a aplicação da Lei 10.639, que trata do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas.

A necessidade de uma nova pesquisa ocorre por conta do resultado insuficiente da pesquisa realizada entre agosto de setembro de 2016 com educadores da rede municipal.

Segundo o vereador Carlos Roberto de Oliveira (o Carlão do PT), presidente da Comissão Especial de Estudos da Lei 10.639, o resultado da pesquisa de 2016 demonstra a existência de leis não garante o seu cumprimento, face à cultura do silêncio. “Com esta nova iniciativa, estamos buscando garantir do poder público maior investimento na formação e estrutura adequada ao trabalho com as africanidades”. afirmou.

Este ano, a pesquisa ampliará seu alcance, incluindo as Redes Estadual e Particular de Ensino no município. Primeiramente, a pesquisa será aplicada na Rede Municipal, por cerca de 30 dias e, gradativamente, atingirá as demais redes.

Pesquisa de 2016 – Dos 7080 educadores entre professores, Agentes de Educação Infantil, Gestores e Gestores de Nível Central, apenas 218 responderam à pesquisa que foi disponibilizada no sistema Educação Conectada. Este fato já revela o silêncio da rede de ensino em relação à temática racial.

O estudo também procurou identificar a composição dos trabalhadores da rede municipal de ensino; 22,5% são negros ou pardos; 73,4% brancos, 1,4% amarelos; o,9% não declararam e 1,8% se autodeclararam como outros.

Sobre o contato com a questão étnico-racial na formação inicial, 47% dos profissionais evidenciaram não ter tido contato com a temática. Já 42,4% destacam que tiveram contato de forma transversal em diversas disciplinas. Apenas 10% em disciplinas específicas. Os dados demonstram a lacuna da formação inicial docente acerca da temática. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

2 hours ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

2 hours ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

8 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

9 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

9 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

9 hours ago