Ícone do site CartaCampinas

Golpe de 2016 empobreceu o Sudeste e até os ricos perderam renda, mostra IBGE

Os dados de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE,  mostram que houve um empobrecimento geral da população brasileira em relação a 2016 e comprova que a política econômica e social do governo golpista tem sido negativa para a população.

Os dados da pesquisa mostram que de 2016 para 2017 caiu a participação da renda de todos os trabalhos na composição da renda das famílias em um p.p., de 74,8% para 73,8%. Caiu também a renda média dos brasileiros e o rendimento médio real domiciliar de um ano para o outro.

Na decomposição regional, fica mais claro que a queda do rendimento e da renda foi puxada pela região Sudeste. Também foi o Sudeste a região responsável pela estabilidade do coeficiente de Gini, que usualmente mede a desigualdade: em todas as regiões o Gini aumentou (indicando um aumento da desigualdade), enquanto no Sudeste ele caiu pela perda de renda também dos mais ricos. O índice ficou estável de 2016 para 2017, em 0,549.

Assim, como a renda dos mais ricos também caiu em 2017, apesar da ampliação da pobreza, a desigualdade não aumentou em 2017, porque todos ficamos mais pobres de maneira geral. (Por Ana Luíza Matos de Oliveira/ da FPA)

Sair da versão mobile