‘Torquato Neto – Todas as horas do fim’ é exibido na Mostra Cinema e Reflexão

Na próxima quarta-feira, 14/03, às 19h, dentro da Mostra Cinema e Reflexão, que acontece no Instituto CPFL, será exibido o filme “Torquato Neto – Todas as horas do fim”, de Eduardo Ades e Marcus Fernando em uma sessão debate com a presença dos diretores Eduardo Ades e Marcus Fernando.

Documentário com a participação do ator Jesuíta Barbosa, “Torquato Neto – Todas as horas do fim” traça a trajetória profissional e artística do compositor, poeta, jornalista, ator e cineasta Torquato Neto. Um dos letristas mais ativos da Tropicália, foi parceiro de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé, tendo assinado os versos de canções como “Marginália II”, “Cogito”, “Três da Madrugada”, “Go Back”, “Let’s Play That” e “Andar Andei”. Também se engajou na arte marginal ao lado de nomes como Waly Salomão, Ivan Cardoso e Hélio Oiticica. Entre 1971 e 1972, escreveu uma polêmica coluna no jornal Última Hora, intitulada Geléia Geral. Suicidou-se no dia de seu aniversário de 28 anos.

Vencedor do prêmio de melhor filme, melhor roteiro e prêmio do público no Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo; prêmio especial do júri para documentários, melhor trilha sonora e melhor montagem no Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro; melhor direção e melhor montagem no Cinema dos Sertões – Encontro Nacional de Cinema e Vídeo; melhor desenho de som no Festival de Cinema do Vale de Ivinhema. (Brasil, 2017, 88 min, 12 anos)

A Mostra Cinema e Reflexão traz ainda outras exibições ao longo do mês. Veja abaixo mais detalhes:

15/03 e 28/03 | quinta-feira e quarta-feira – 19h
Minha Amiga do Parque, de Ana Katz (Mi Amiga del Parque, Argentina/Uruguai, 2016, 96min, 14 anos)

Com Julieta Zylberberg, Andrés Milicich e Mirella Pascual. Liz é uma mãe de primeira viagem que está cuidando sozinha do filho enquanto o marido viaja à trabalho. Ela começa a frequentar uma praça e lá conhece Rosa, com quem estabelece ligação imediata. Logo elas trocam confissões, apoiam uma à outra e até passam por pequenas aventuras. No entanto, quando as mentiras de Rosa se revelam, seus pedidos ficam cada vez mais esquisitos e suas ações imprevisíveis.

Vencedor do prêmio de melhor filme de ficção da mostra World Cinema do Festival de Sundance; melhor filme latino-americano e melhor atriz de filme latino-americano no Festival de Cinema Espanhol de Málaga; melhor roteiro original no Prêmio da Associação dos Críticos Argentinos; melhor atriz coadjuvante pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina

22/03 e 29/03 | quinta-feira – 19h
Rei, de Niles Atallah (Rey, Chile/França, 2017, 90 min, 16 anos)

Com Rodrigo Lisboa e Claudio Riveros. Com o intuito de fundar um reino em uma região inóspita no sul do Chile, um aventureiro francês conta com o aval do chefe indígena da região. Lá chegando, em 1860, descobre que este morrera e é então preso pelo governo chileno, que vê no estrangeiro um perigo.

Vencedor de menção especial do Tiger Award no Festival de Roterdã; prêmio da crítica francesa no Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse (França); prêmio do público no FICUNAM – Festival Internacional de Cine UNAM (México).

As exibições acontecem na Sala Umuarama, a entrada é gratuita por ordem de chegada, com retirada de ingresso a partir das 18h (2 ingressos por pessoa). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Arquivos Epstein revelam que Trump foi acusado de abusar sexualmente de adolescente

(imagem reprodução) Se no Brasil o ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro (PL), aliado de…

14 hours ago

Série de artigos ‘Pelo fim da escala 6×1’ investiga as transformações do trabalho

(foto fernando frazão - ag brasil) O mundo do trabalho atravessa um momento decisivo. O…

1 day ago

Governo Lula bate recorde histórico com menor desemprego e mais alta renda do trabalhador

(foto tomaz silva - ag Brasil) O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa…

2 days ago

Rodrigo Duarte Quinteto homenageia o ‘Príncipe do Cool’ Chet Baker na Terça Jazz

Chet Baker, o "Príncipe do Cool", em 1962 (foto reprodução) O Especial Chet Baker é…

2 days ago

Atores com deficiência intelectual dão vida aos personagens de ‘O Auto da Compadecida’

(foto carlos bassan - divulgação) O clássico da dramaturgia brasileira "O Auto da Compadecida", de…

2 days ago

Domenico Botelho Ensemble traz suas ‘Paisagens Sonoras’ a Campinas em show gratuito

(foto igor frança - divulgação) O Domenico Botelho Ensemble chega a Campinas com o show…

2 days ago