Categories: Geral

Governo Jonas Donizette é obrigado a se submeter a vários ajustes de conduta pelo MPT

O Ministério Público do Trabalho (MPT) fechou somente este mês de março pelo menos três TACs (Termos de Ajustes de Conduta) com o governo Jonas Donizettte (PSB), que comanda a prefeitura de Campinas.

Os TACs obrigam a Prefeitura de Campinas a realizar procedimentos que não estão sendo feitos de forma correta ou que põem em risco a vida de pessoas.

Nesta terça-feira, 20, o governo Jonas Donizette ficou obrigado a instalar e/ou adequar os compressores e autoclaves de todas as suas Unidades de Saúde em prazos que variam de abril de 2018 a agosto de 2019. O Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado pelo secretário municipal de Saúde, Carmino Antônio de Souza.

O TAC, proposto pela procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck, garante a observância da Norma Regulamentadora nº 13, que estabelece critérios para manutenção e operação de vasos de pressão, com o objetivo de evitar acidentes envolvendo estes equipamentos. A falta de manutenção em compressores e autoclaves pode gerar graves explosões.

As datas-limite para instalação e/ou adequação dos vasos de pressão à norma variam em razão da construção e reforma de cada Unidade de Saúde, no total de 35, deverá respeitar um cronograma.

Enquanto perdurar o prazo para as adequações, a prefeitura deve realizar reuniões mensais com o engenheiro e o representante do Sindicato dos Servidores Públicos de Campinas para o acompanhamento do cronograma. Cabe ao Município constituir e manter o livro de registro de vasos de pressão e bombas à vácuo em todas as Unidades de Saúde.

Além desse TAC, o governo Jonas Donizete também firmou hoje, 21, um outro Termo de Ajuste de Conduta perante o Ministério Público do Trabalho se comprometendo a desativar, até o dia 31 de agosto de 2018, as bases IV e VIII da Guarda Municipal, localizadas, respectivamente, no Jardim Florence e DIC VI, em decorrência de más condições estruturais dos prédios, as quais afetam o meio ambiente de trabalho dos guardas que se ativam nessas bases.

A partir da desativação, o efetivo alocado nas bases IV e VIII deve iniciar suas atividades até o dia 15 de setembro de 2018 no imóvel localizado na Rua Armando Frederico Renganeshi, 197, no Jardim Cristina, onde atualmente está instalada a sede da subprefeitura do Ouro Verde. O TAC foi proposto pela procuradora Clarissa Ribeiro Schinestsck.

Segundo relatório de inspeção apresentado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Campinas, as bases IV e VIII são construídas em madeira, e se encontram em estado de deterioração. As construções carecem de boas instalações elétricas, hidráulicas e de sanitários que atendam às normas vigentes, entre outros problemas.

Também é uma obrigação prevista no TAC a instalação, no novo imóvel, de placas de ferro blindadas para garantir a integridade física dos guardas municipais. Se houver necessidade, a prefeitura deverá construir parede de alvenaria, tampando o painel de vidro existente no prédio.

Por fim, o Município se comprometeu em TAC a garantir que não haverá prejuízo ao patrulhamento nos locais abrangidos pelas bases IV e VIII. Caso descumpra o TAC, o Município pagará multa de R$ 150 mil por item ou subitem infringido, além de multa diária de R$ 1 mil, com reversão ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

No último dia 13, o governo Jonas Donizette também teve de firmar um acordo para transferir de imóvel a Policlínica II.

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

16 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

22 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago