Ex-prefeito de Paulínia, Edson Moura, e seu filho são condenados à prisão

Protagonistas de um controverso processo eleitoral em 2012, os ex-prefeitos Edson Moura e Edson Moura Júnior foram condenados em primeira instância a quatro anos de prisão pela acusação de compra de votos durante o pleito realizado há seis anos.

A denúncia começou com a divulgação de um vídeo que mostrava o então candidato à prefeitura e seu filho entregando dinheiro para eleitores após uma reunião. Os dois ex-mandatários podem recorrer em liberdade, pois a decisão do juiz Carlos Eduardo Mendes, da Justiça Eleitoral de Paulínia é em primeira instância.

Para fundamentar a decisão, o juiz destacou que as provas e a autoria do crime estão devidamente comprovados pelos laudos periciais. De acordo com a pesquisa e investigação realizada, o vídeo é legítimo. Um dos trechos do vídeo mostra uma mulher recebendo R$ 500.

Originalmente, o inquérito foi aberto para investigar compra de votos na eleição de 2012 por parte do prefeito Edson Moura Júnior, do pai dele, o ex-prefeito Edson Moura, e do vice, Francisco Bonavita Barros. Na época, uma testemunha relatou à Justiça ter vendido por R$ 150 o voto dela para a chapa do prefeito. A promotoria acusou ainda os políticos de promoverem arrastões para a compra de votos em vários bairros na campanha eleitoral.

Após ter tido o mandato cassado por cinco vezes desde a eleição de 2012, Edson Moura Júnior havia conseguido uma liminar que o recolocou no cargo do Executivo. Posteriormente, foi afastado e José Pavan Junior completou o mandato.

Esta não é a única dor de cabeça do ex-prefeito Moura Junior. No ano passado, a 2a Vara Criminal de Paulínia aceitou denúncia feita pelo Ministério Público contra o ex-prefeito e o vereador Marcos Roberto Bolonhezi, o “Marquinho Fiorella” (PSB), por suposto desvio de dinheiro público em um esquema de indenização do próprio parlamentar por desapropiação simulada. (Elias Aredes, do Todo Dia)

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

24 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

1 day ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

1 day ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

1 day ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

1 day ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

1 day ago