Os organizadores esperam a participação de 300 jovens. O evento terá diversas oficinas e os jovens devem fazer a inscrição pelo formulário neste link até dia 21 de março de 2018.
O tema do encontro surgiu da reflexão de jovens que participam da REAJU e que percebem a sociedade como um espaço de conflitos sociais e políticos que podem propiciar ou não ao jovem da periferia uma perspectiva de futuro.
Segundo os organizadores, o encontro tem o objetivo de promover aos jovens um espaço de aprendizado, reflexões, troca e construção de conhecimento e formação.
Nos últimos três anos de realização do encontro, cada evento mobilizou muitos jovens para as atividades que duram o dia todo. Nesta edição do dia 28, pela manhã, a programação terá uma Roda de Conversa cujo subtema “Shipando Sonho e Futuro” guiará as reflexões sobre as possibilidades de sonhar e de almejar um futuro, mesmo diante de muitos desafios nas comunidades em que vivem.
O tema e subtemas do encontro são gírias comuns faladas pelos jovens. Perifa é uma adaptação de Periferia, nome dados aos bairros que ficam distantes do centro da cidade. Shipar significa unir duas partes de algo, de palavras e outros. Trolar significa enganar, perturbar algo. “Portanto pretende-se unir o sonho das Juventudes a um Futuro palpável e refletir e aprender sobre novas formas para vencer os desafios das violências sofridas pelas juventudes em suas Comunidades”, afirmam os organizadores.
A construção deste encontro tem a participação de profissionais que atendem as juventudes em Organizações e Movimentos Sociais no município de Campinas, além da participação de jovens que buscam a construção de Políticas Públicas de Juventudes na cidade.
Quando: 28 de Março de 2018
Hora: das 08h às 17h
Local: Estação Cultura (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Centro, Campinas-SP)
Inscrições para Oferecer Oficinas: pelo link https://goo.gl/forms/G1HzIiv7u4iIdKBZ2 até dia 21 de Março de 2018.
Inscrições para Participação: pelo site https://reaju.wordpress.com/ até dia 26 de Março de 2018.
Entrada: GRATUITA
Programação:
08h – Boas Vindas
08h30 – Café da Manhã
09h – Abertura
09h30 – Shipando Sonho e Futuro – Roda de Conversa
12h – Espaço Vez e Voz: Cante, Dance, Denuncie, recite sua Poesia ou mande um Salve para as Juventudes e Pausa para Almoço (por conta dos participantes)
13h – Ações REAJU 2018
14h – Trolando a Violência na Perifa – Oficinas Temáticas
15h30 – Pausa para o Lanche
16h – Roda de Trocas
16h45 – Encerramento
Mais informações:
Fones: 19 98106-7238/ 19 99234-6535 (Vanessa Dias)
19 98222-3457 (Cínthia Vilas Boas)
E-mail: reajusecretaria@gmail.com/ vanessadiascultura@gmail.com/ cinthiavilasboas@gmail.com
Site: https://reaju.wordpress.com/
Fanpage: https://www.facebook.com/redereaju/
REAJU
A Rede Articula Juventude (REAJU) é um coletivo formado por representantes de diversas organizações, que discutem, refletem e fomentam a construção e a melhoria da qualidade das políticas públicas para juventude, sob a perspectiva de incidir em políticas para promover os direitos já estabelecidos constitucionalmente às Juventudes.
Este coletivo se constituiu a partir do ano de 2012, com o nome de Grupo de Trabalho Interinstitucional e com ações voltadas para pesquisa de metodologias, formação, mobilização e articulação não só dos jovens, mas dos serviços que os atendem no município de Campinas. Acredita-se ainda que as juventudes darão continuidade aos processos que transformam a realidade na qual vivem, pois consideram os jovens sujeitos dessa transformação, entendendo que é apenas por meio de uma ação prática e crítica que outro mundo é possível. Sendo assim, a mobilização social é o seu principal meio de atuação, como forma de construir e planejar, na prática, espaços e ações de mobilização, participação, cidadania e busca da democracia.
Desde o ano de 2013, é realizado o Encontro das Juventudes, um encontro em que reúnem-se, além das juventudes, profissionais e gestores que as mobilizam, com o objetivo de prestar contas a sociedade sobre o que foi realizado durante o ano anterior, quais os debates, quais os aprendizados e até mesmo as problemáticas vividas no período, pela REAJU e o que está planejado para o ano vigente. Nos anos anteriores tivemos grandes participações de juventudes, educadores e profissionais que trabalham com a temática social.