Contemplado pelo edital Territórios das Artes no Estado de São Paulo, subsidiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), o projeto será ancorado em três frentes de atividades distintas: Difusão (rodas de samba e de choro, shows, interferência gráfica e exibição de filmes), Formativa (oficinas permanentes de diversos instrumentos e com artistas e grupos convidados) e Intercâmbio (encontro entre o Núcleo Cupinzeiro e o Grupo 4X0). Todas as atividades são gratuitas.
“Dada a carência de espaços artísticos na cidade, o nosso projeto vem propor um diálogo direto com a comunidade e com os seus diferentes públicos. Da mesma forma, amplia a possibilidade de ocupação de nosso núcleo, fazendo uma ponte com diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, artes gráficas, cinema, a partir de uma relação com a música. Como desejamos ser um espaço aberto e acessível aos artistas e grupos, precisamos equipá-lo. Nesse ponto, o projeto nos ajudará com o investimento necessário”, destaca Anabela Leandro, cantora e integrante do Núcleo.
Iniciativas tradicionais do Núcleo, as rodas de samba propõem ao visitante uma experiência dentro da música popular brasileira. Por isso, por lá não há diferença entre espectador e artista. Pelo contrário, todos são convidados a experimentar o diálogo aberto proposto pela música. “Trata-se de compartilhar o momento, um espaço para se sentir bem. Não há divisão ou um roteiro definido. Há sim conversa, abertura para sugestão de músicas e espaço para declamar poesia. Quem vem se sente em casa”, convida a cantora.
No repertório, além de músicas autorais do Núcleo, os integrantes recordam composições de João Nogueira, Roberto Ribeiro, Nelson Cavaquinho, Wilson Moreira e Gonzaguinha. Alimento para alma e, claro, também para o estômago. Anabela explica o motivo: “Como de praxe, nos intervalos serviremos algum tipo de comida. Na roda de estreia, o caldinho de feijão estará no cardápio. Além de promover o acesso às artes, queremos intensificar a convivência entre as pessoas”.
Fundado em 2014, em Barão Geraldo, o Espaço Núcleo Cupinzeiro se tornou um espaço independente dedicado à ação cultural na cidade de Campinas. Desde o início das atividades, o local manteve o objetivo ser um espaço de pesquisa, criação, formação, difusão e trocas de saberes, fortalecendo a cena artística da cidade e do Estado, além de ampliar os laços com a comunidade. Por conta da criação do Bloco do Cupinzeiro, tradicional cordão carnavalesco de Campinas, o Núcleo foi reconhecido com a Medalha Carlos Gomes.
O Espaço Núcleo Cupinzeiro fica na Rua Luis Vicentim Sobrinho, 135, Barão Geraldo, em Campinas (SP). Informações: (19) 3397-1095. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Programação
Atividades Formativas
– Oficinas permanentes do Núcleo (canto, violão, cavaquinho, pandeiro e percussão) com duração de 10 meses e 50% de vagas para bolsistas.
– Oficinas com convidados: Amélia Rabello (RJ), Rafael Toledo (SP), João Camarero (RJ) e Grupo Sabuká Kariri-Xocó (AL).
Atividades de Difusão
– Mostra de trabalhos do Núcleo Cupinzeiro: cinco rodas de samba, cinco rodas de choro e dois shows do repertório do grupo.
– Apresentações com artistas convidados: Daniela Amoroso (BA) – dança; Edu de Maria (SP) – cena/música e Amélia Rabello (RJ) – música.
– Exibições mensais de cinema com curadoria do diretor Hidalgo Romero (SP).
– Interferência gráfica no espaço com a artista Ana Muriel (SP).
Atividades de Intercâmbio
– Encontro entre Núcleo Cupinzeiro e Grupo 4X0 (SP) com show de encerramento.