Abaixo-assinado quer o fim dos carros oficiais para os vereadores de Campinas

Um grupo de jovens lançou um abaixo-assinado online reivindicando o fim da mordomia dos carros oficiais para vereadores.

Eles querem que vereadores da cidade utilizem o transporte público no trajeto até à Câmara e conheça o cotidiano da população.

No texto divulgado nas redes, o movimento argumenta que em países referência em gestão pública, como a Finlândia, os parlamentares utilizam transporte público sem qualquer comprometimento de suas atividades parlamentares. Porém, admite-se que em alguns casos poderia haver vale-combustível para os vereadores abastecerem seus próprios carros, caso seja totalmente inviável o uso do transporte público.

“Todos nós utilizamos transporte público, cumprimos com nossos compromissos normalmente, por que eles não poderiam?” disse Cris Grazina, um dos criadores do movimento.

O movimento surgiu em resposta ao projeto do vereador Paulo Galtério (PSB) de remoção da identificação dos carros oficiais utilizados pelos vereadores. Galtério teria justificado a proposta afirmando que assim seria mais seguro para os vereadores circularem na cidade. Por outro lado, facilitaria em muito o uso irregular dos carros oficiais. Galtério, que é do partido de Jonas Donizette (PSB), também causou polêmica ao propor o fim da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

“A descaracterização só servirá para diminuir o controle da sociedade sobre a ação parlamentar.
Como se pode representar o povo, sem conhecer o cotidiano do povo? Em países desenvolvidos não é nenhum demérito andar de transporte público. Nada melhor do que os políticos darem o exemplo, ajudando a reverter essa lógica no Brasil”, afirmou Grazina.

A petição pode ser acessada pelo seguinte link: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR104709

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

15 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

21 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago