Campinas ficou na posição 747 no ranking de educação das cidades IOEB 2017

A cidade de Campinas ficou praticamente estacionada no ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2017.

O índice de Campinas variou de 4,9 para 5,0. Apesar de ser uma das principais centros econômicos e tecnológicos do Brasil, Campinas amarga uma posição vergonhosa. Campinas é considera com o 3º maior PIB fora das capitais e amargou a posição 747 no ranking IOEB 2017.

O IOEB leva em consideração o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), índice utilizado pelo Ministério da Educação, mas também avalia itens como formação docente, experiência dos diretores e vagas na Educação.

A nota final do é formada a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Em termos de comparação, a cidade de Itatiba, na RMC, apresentou um salto de qualidade em 2017, segundo o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB). Neste ano, a nota calculada foi 5,5 contra 5,0 em 2015.

Assim, Itatiba saltou da posição 864 em 2015 para a 33ª posição em 2017. A nota supera o índice de Campinas (5,0),  a média do estado de São Paulo (5,3) e o obtido pelo Brasil (4,7).

O  IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar.

“Ficamos muito felizes com o resultado. Sem dúvidas, ele se deve ao trabalho, dedicação e comprometimento de mais de 1300 professores da nossa rede pública municipal, da equipe gestora e da Secretaria de Educação”, comemorou o Secretário da Educação, Anderson Wilker Sanfins. Da Região Metropolitana de Campinas, apenas Atibaia apresentou nota melhor e Vinhedo ficou com a mesma nota de Itatiba. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

2 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

8 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

18 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago