Professores recorrem após Alckmin conseguir vetar aumento salarial de 10,5%

A presidente da Apeoesp, Maria Izabel Noronha (Bebel), disse que a entidade já recorreu da decisão do desembargador Ricardo Henry Marques Dip, que livrou o governo estadual de cumprir a lei do Piso salarial nacional para os profissionais do magistério público.

A lei do Piso é de 2008, implantada durante o governo do ex-presidente Lula.

A sentença, que eleva os salários até o Piso nacional, já deveria estar valendo, mas o governo Alckmin conseguiu suspender sua execução por meio de recurso extraordinário.

“A luta continua pelo pagamento do reajuste de 10,15%, conquistado em duas instâncias do TJ no ano passado, que equipara o salário-base ao Piso nacional. Ingressamos com recurso no Superior Tribunal de Justiça e aguardamos o retorno do recesso judiciário”, afirma Bebel.

Ela adiantou que a Apeoesp também prepara calendário de mobilizações em prol da valorização dos profissionais em Educação. “Nossa luta – que é jurídica e política – vai continuar nas ruas, mobilizando a sociedade em defesa da efetiva valorização dos professores e professoras e pela melhoria da qualidade do ensino”, afirma.

Maria Izabel Noronha avalia que o reajuste de 7% nos salários é uma vitória que reforça a mobilização da categoria. Na semana passada, Geraldo Alckmin anunciou reajuste de 3,5% para o funcionalismo estadual – com exceção dos policiais (4%) e professores (7%).

Bebel critica a administração tucana, que na sua avaliação trata os educadores com desrespeito. Ela cita como exemplo o fato do governo impedir professores, que por motivo de saúde fiquem temporariamente impedidos de dar aulas, de atuar em outras funções pedagógicas dentro da escola.(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Jadsa apresenta sua mistura de MPB, samba e neo-soul no show ‘Big Buraco’

(foto divulgação) A cantora, compositora e guitarrista baiana Jadsa sobe ao palco do Espaço Multiuso…

2 hours ago

Dançarinos batalham em Campinas pelo título de campeão brasileiro de dança urbana

(foto toninho oliveira - divulgação) Do passinho ao hip-hop, do popping ao vogue, o Red…

3 hours ago

Concerto da OSU leva tradições russa e espanhola ao Teatro de Arena da Unicamp

(foto rafael brandão - divulgação) A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) apresenta o concerto "Sinfonia…

4 hours ago

Prefeitura de Campinas devasta arborização da Praça do Coco em Barão Geraldo

(imagem reprodução rede social) Os moradores e comerciantes no entorno da Praça do Coco, em…

4 hours ago

Mzcejà Tåbëbo Orquestra faz show gratuito em Campinas no feriado

(foto carol valentim - divulgação) A Mzcejà Tåbëbo Orquestra chega ao Sesc Campinas com um…

20 hours ago

Projeto Vagão ocupa a Estação Cultura com exposição, performances, oficinas e visitas guiadas

(foto divulgação) O projeto Laboratório Móvel de Pesquisa – Vagão ocupa a Estação Cultura de…

1 day ago