1º Festival de Gastronomia Criativa terá pratos especiais, hortifruti e música

De 12 a 14 de janeiro, sexta a domingo, acontece no Iguatemi Campinas o 1º Festival de Gastronomia Criativa com programação musical gratuita, estações com chefs da cidade que irão apresentar pratos criados para o evento, e um minimercado com exposição de produtos que incrementam na hora de fazer releituras e usar a criatividade para preparar uma refeição. Haverá também apresentações de bandas locais e som de DJs.

Com entrada gratuita, o evento funcionará das 10h às 22h na sexta e no sábado e das 12h às 20h no domingo, no Piso 2 da torre de estacionamento do shopping.

No espaço, será montado um mini Market com mais de 200 produtos relacionados à experiência que envolve o universo da cozinha criativa.

Para o evento, cada chef levará um prato especial ou que tenha assinatura própria ou releituras. O nhoque de tubérculos com ragu de carne com toque de framboesa e espuma de queijo Brie é uma criação da Chef Manu, do Buffet Cayena, conhecida na cidade de Campinas por seus pratos inventivos com ingredientes cheios de brasilidade.

O chef Emerson Donadon, do Amaô Gastronomia, preparou para o evento um risoto de quinoa com tomate, mussarela de búfala e chantilly de manjericão e, como segunda opção, um pirarucu com mouseline de batata e emulsão de taioba, ingrediente antigo dos quintais que foi resgatado com as PANCs – plantas alimentícias não convencionais.

As PANCs têm feito a cabeça dos chefs, levando espécies nativas, exóticas, cultivadas e que nascem espontâneas no mato para os menus das cozinhas mais criativas. A tendência tem recuperado ingredientes de algumas regiões brasileiras e dos quintais antigos. Apesar de terem propriedades alimentares, são plantas pouco conhecidas, consumidas, quase nunca reconhecidas ou valorizadas.

Muitas dessas plantas cresciam nos quintais e muita gente tinha a mania de considerar daninhas, caso da própria taioba, que lembra uma folhagem que não era comestível. Outra abordagem dessa tendência é utilizar as partes que se costuma jogar fora, como nas bananas, das quais não utilizamos os corações ou umbigo. Ou as folhas de acerola, de vinagreira, ora-pro-nóbis, flores de ipê, entre outras partes de algumas árvores que muita gente não sabe que pode comer.

O Chef Heitor, do Americo Bar, deu seu toque a lanches clássicos: o sanduiche de mortadela, de costelinha com BBQ, cebola roxa e queijo derretido. Outra criação: o sanduiche de linguiça ficou bem interessante servido com queijo cheddar.

Para os veganos, o Chef Luciano Antonello promete surpreender com a sua feijoada vegana.

Como o próprio nome diz, o fondue criativo vai agradar aos paladares que adoram doce, servido com frutas, marshmallow, brownie, donuts e recheado com chocolate com creme de avelã ou chocolate crocante de ovomaltine, a sobremesa é uma criação da chef Karyna Ramacciotti, do Cup’n Cakes.

O festival terá ainda a presença do foodtruckBatata McCain, conhecido pela batata com acompanhamentos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Festival de Cozinha Criativa
Local: piso 2 da torre de estacionamento do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina, Campinas, SP)
Quando: de 12 a 14 de janeiro, sexta a domingo
Horários: sexta e sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h
Entrada gratuita

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago