Maringoni e Valério Arcary falam sobre a Revolução Russa de 1917 em Campinas

Nesta segunda-feira, 11, acontece em Campinas, a partir das 19h, o debate 1917: o ano que abalou o mundo – atualidade da Revolução Russa, com Gilberto Maringoni e Valério Arcary (foto).

Maringoni é Jornalista, cartunista e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC). Também é diretor da Fundação Lauro Campos e foi candidato do PSOL ao governo de São Paulo (2014), além de ser autor de doze livros. Valério Arcary é doutor em História pela USP, professor titular aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e autor de vários livros. Arcary também foi fundador do Movimento por uma Alternativa Independente e Socialista (MAIS) e hoje é de sua direção nacional, no PSOL.

A Revolução Russa, ocorrida há exatos 100 anos, é considerada a maior experiência revolucionária da história da humanidade. Trabalhadoras e trabalhadores, organizados em conselhos populares – chamados de sovietes – em suas fábricas e no campo tomaram o poder político e econômico na Rússia. É um dos maiores acontecimentos histórico e social do século XX e episódio decisivo para os rumos do mundo. Revolução Russa influenciou e inspirou as lutas dos trabalhadores em todo mundo e permitiu a construção do estado de bem estar social europeu.

1917: o ano que abalou o mundo – atualidade da Revolução Russa
Dia 11, 19h
Local: Avenida Barão de Itapura, 2022, Guanabara.

Recent Posts

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

7 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

7 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

1 day ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

2 days ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

3 days ago