Ciclo ‘Original x Remake’ exibe as duas versões de ‘O Estranho que nós amamos’

A programação de cinema do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, traz nos próximos dias 12 e 13 de dezembro a exibição das duas versões de “O Estranho que nós amamos”, a realizada em 1971 por Don Siegel, no dia 12, às 19h30; e a mais recente, de Sofia Coppola, no dia 13, também às 19h30. As exibições fazem parte do ciclo “Original x Remake” que tem curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

Publicado em 1966, The Beguiled é um livro do escritor Thomas P. Cullinan que, passado no período de Guerra Civil (1861–1865), conta a história de um soldado inimigo ferido que é acolhido por um internato de mulheres. A obra foi adaptada para o cinema como O Estranho que Nós Amamos (The Beguiled, 1971), pelas mãos do diretor Don Siegel, e trazia no elenco Clint Eastwood como o soldado ferido. Agora em 2017 a história ganha uma refilmagem pelas mãos da diretora Sofia Coppola. O objetivo do ciclo “Original x Remake” é confrontar as duas versões.

Na versão original, Clint Eastwood e Geraldine Page estrelam este tenso drama psicológico sobre amor e traição. Durante a Guerra Civil Americana, um soldado da União ferido é abrigado pela diretora e pelas estudantes de um colégio para garotas no Sul do país. Enquanto sua saúde melhora, seu desejo aumenta. Contudo, poderia ele confiar que estas mulheres do inimigo não iriam entregá-lo? (EUA, 1971. Colorido, 105 min).

No Remake, um soldado da União, ferido em combate durante a Guerra de Secessão, acaba encontrando refúgio e um lugar para se curar dentro de um internato para mulheres localizado em território Confederado. Lá, o soldado se recupera, mas acaba conquistando o coração de algumas das mulheres no processo. (EUA, 2017. Colorido, 93 min).

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Veja de forma simples e fácil a diferença entre o plano econômico de Lula e o de Flávio Bolsonaro

(fotos ricardo stuckert pr e vinicius loures cam dos deptuados) As recentes pesquisas mostram dois…

53 minutes ago

Levante: mulheres de Campinas se unem à mobilização nacional pela criminalização da misoginia

(foto adriana villar) As mulheres voltam a sair às ruas em todo o Brasil neste…

4 hours ago

Show ‘Donato em 1 Ato’ apresenta novas leituras para obras do compositor

(foto divulgação) A obra de João Donato ganha nova leitura no show “Donato em 1…

6 hours ago

TEAfonia, banda formada só por autistas, faz primeiro show e lança música autoral

(foto caio santos - divulgação) A banda TEAfonia, formada por músicos autistas, se apresenta no…

6 hours ago

Vini de Oliveira, da direita, é condenado por fake news contra flotilha e vereadora

(foto global sumud flotilla) A Justiça condenou o vereador de Campinas Vini de Oliveira (Cidadania)…

19 hours ago

Educadores podem inscrever projetos que fortalecem o diálogo nas escolas até o dia 30 de abril

Professora e intérprete de Libras Michelle Gonçalves Dinamarco, vencedora do concurso em 2025 (imagem divulgação)…

21 hours ago