Após 24 anos seguidos de governos do PSDB, estupros e homicídio aumentam em São Paulo

O PSDB completa em 2018 nada menos do que 24 anos seguidos e ininterruptos governando o estado de São Paulo.

Após quase duas décadas e meia foi incapaz de reduzir a violência no Estado.

Balanço da criminalidade divulgado nesta sexta-feira (22) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostra aumento do número de casos e de vítimas de estupros e homicídios dolosos em todo o estado.

Foi o segundo mês neste ano em que o número de homicídios cresceu. Em fevereiro também houve aumento no número de casos. No mês passado, os homicídios aumentaram 9,2%, passando de 261 para 285 ocorrências. Veja a desastrosa política de interiorização dos presídios implantada pelo PSDB em São Paulo.

Foram 24 notificações a mais no mês, das quais 18 ocorreram na Grande São Paulo. Segundo o secretário de segurança, Mágino Alves Barbosa Filho, o aumento de homicídios no estado foi algo “excepcional” para o mês. “Isso é absolutamente excepcional. O número de homicídios que monitoramos em dezembro já demonstra queda em relação a dezembro de 2016”, disse o secretário.

Já o número de vítimas [uma ocorrência de homicídio pode ter mais de uma vítima] passou de 284 para 295.

O secretário não questiona a estrutura de desigualdade social e econômica mantida após 24 anos de governo do PSDB em São Paulo. Ele simplesmente atribuiu o aumento das ocorrências a conflitos interpessoais, que seriam brigas de bar ou entre vizinhos. De acordo com Mágino Alves, essa foi a causa de 21 homicídios no mês. “Esse tipo de crime é o que fica mais difícil de evitar. Acontece de repente, entre as pessoas. Mas não teve nenhum fato marcante que levasse a chegarmos a uma conclusão [sobre o aumento]”, afirmou.

Outro tipo de crime que aumentou no mês, e que vem sendo uma constante durante o ano, foi o de estupro. Em novembro, os casos de estupro cresceram 14,99% em relação ao ano anterior, passando a 1.051 ocorrências. Para o secretário, também não há relação com falta de investimento em escolas de qualidade, falta de discussão de gênero nas escolas e desigualdade econômica e social. Ele acredita que o aumento se deve, em parte, ao crescimento da notificação dos casos. “É importante para o mapeamento desse tipo de conduta que a mulher notifique [a violência da qual é vítima]”, disse ele, ressaltando que a secretaria deve, a partir de fevereiro do próximo ano [quando divulga os dados de janeiro], passar a destacar os crimes de feminicídio entre os homicídios dolosos.

Mágino Alves informou que, no próximo ano, a secretaria vai continuar se concentrando principalmente no combate aos crimes contra a vida e também no combate ao estupro. “Todo crime violento é um crime que me preocupa mais. Todo roubo praticado, todo homicídio, toda ação violenta contra a pessoa, é crime que merece atenção especial. Vamos continuar com nosso foco, combatendo a violência. O estupro é crime que atormenta hoje não só a Secretaria de Segurança de São Paulo, mas todos os organismos de segurança do país.” (Agência Brasil/Carta Campinas)

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

5 hours ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

6 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

12 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

13 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

14 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

16 hours ago