‘Kiwi’ discute a reurbanização imposta aos cidadãos para a realização das Olimpíadas

Em São Paulo – Fica em cartaz até o dia 10 de dezembro de 2017, no Teatro Eva Herz, a peça Kiwi, com texto de Daniel Danis, um dos mais importantes e premiados escritores canadenses traduzido pela primeira vez para o português por Lucianno Maza, que também dirige o espetáculo.

A história, ficcional, tem como pano de fundo a realização dos Jogos Olímpicos em uma cidade que, para receber os atletas, remove a população da área pobre urbana para dar lugar às vilas olímpicas. As casas são destruídas, seus ocupantes expulsos. Uma menina é deixada para trás, e passa a viver nas ruas, onde encontra um grupo de outros jovens. Para ser aceita, tem de respeitar as regras do clã e esquecer sua antiga vida e nome. Assim nasce Kiwi, foco do espetáculo homônimo ao nome da personagem central.

Para viver o papel de Kiwi e Lichia, os atores Rita Batata e Lucas Lentini dão vida à história de uma garota e seu melhor-amigo-namorado-marido Lichia. Todos no grupo tem nome/codinome de frutas ou legumes, só assim podem pertencer ao clã. Em cena, em um clima de terror onírico, os dois personagens vivem no subterrâneo de um mundo em celebração, mas ao qual não pertencem. Com delicadeza, mas sem medo de tocar em feridas, a crítica social surge em temas como o uso e venda de drogas, roubos, violência e prostituição praticados por crianças e jovens moradores de rua (que, no mundo real, somam, aproximadamente, 150 milhões de pessoas, número do relatório da ONU de 2015). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Sinopse
Às vésperas dos Jogos Olímpicos, a polícia faz sua limpeza social. Uma garota, abandonada por sua família, é acolhida por jovens que lutam pela sobrevivência nas ruas. Ela é batizada Kiwi e terá uma dura trajetória até a esperança de uma vida melhor em um mundo que parece não ter lugar para ela e seus amigos. Texto premiado do autor canadense Daniel Danis com direção de Lucianno Maza.

Ficha técnica
Texto: Daniel Danis
Direção e tradução: Lucianno Maza
Elenco: Rita Batata e Lucas Lentini
Assistência de direção: Náshara Silveira
Trilha sonora original: Dr Morris
Figurino: Anne Cerutti
Cenografia e iluminação: Lucianno Maza
Operação de luz: Francisco Renner
Operação de som: Rodrigo Holanda
Arte gráfica: André Kitagawa
Fotos: Arô Ribeiro / Bob Sousa / Leekyung Kim
Assessoria de imprensa: Márcia Marques – Canal Aberto
Produção executiva: Berenice Haddad
Idealização e produção: Lucianno Maza
Realização: Projeto Grande Elenco

KIWI no TEATRO EVA HERZ | Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 – Cerqueira César
Temporada: 11 de Novembro a 10 de Dezembro de 2017
Sábados e domingos às 15h
Ingressos: R$ 40
Duração: 60 minutos | Classificação: 12 anos | Lotação: 168 lugares (quatro para cadeirantes)
Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br | Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h.
Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque.
Vendas: www.ingressorapido.com.br

Recent Posts

Música caipira de Campinas anima a 4ª Festa das Nações de Joaquim Egídio

(foto geovane cougo - divulgação)  O projeto cultural Oficinas de Música Caipira, de Campinas, está…

43 minutes ago

Ateliê abre vagas de oficina gratuita de fotografia para professores e educadores

O projeto ensina como educadores podem usar a fotografia analógica como ferramenta de sala de…

2 hours ago

Espetáculos do Projeto Terror em Cena chegam ao Centro Cultural Casarão e à Unicamp

(imagem paula arielly - divulgação) A temporada de estreia do Projeto Terror em Cena, assinado pelo…

8 hours ago

Show de Zé Ibarra leva a nova cena da música brasileira ao Teatro Castro Mendes

(foto Elisa Maciel - divulgação) A nova geração da música brasileira ganha destaque em Campinas…

9 hours ago

‘O Legítimo Pai da Bomba Atômica’ reflete sobre ciência, ética e o uso de armas de destruição em massa

(foto mari jacinto - divulgação) O espetáculo teatral "O Legítimo Pai da Bomba Atômica" será…

10 hours ago

Cordelista Samuel de Monteiro lança livro em sarau poético na Biblioteca do Bonfim

(foto pedro quintans - divulgação) O cordelista, poeta e compositor Samuel de Monteiro lança o…

12 hours ago