O processo de desligamento em Santos irá até 20 de dezembro, e em Campinas e no Vale do Paraíba, até 17 de janeiro de 2018. Já o prazo final para o desligamento em Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) foi estendido até 31 de janeiro de 2018.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a prorrogação do prazo nas últimas duas cidades foi tomada porque não se atingiu o percentual mínimo de domicílios com sinal digital para o desligamento (que é de 90%).
Em Ribeirão Preto, 84% dos domicílios contam com sinal digital; e em Franca, 80%. Em Santos, até o último dia 25, o percentual atingido era de 89%; em Campinas e no Vale do Paraíba, 88%.
Segundo a Anatel, a digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos programas com maior qualidade de som e imagem, “além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel, multiprogramação e interatividade”.
O sinal analógico ainda não foi desligado em todo o estado de São Paulo. A migração para o sistema digital irá continuar em 2018. A Região Sul do país será a próxima a passar pela mudança. O encerramento da transmissão analógica da TV aberta em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre está previsto para ocorrer no dia 31 de janeiro de 2018.
O desligamento do sinal analógico irá liberar a faixa de 700 MHz (Mega-Hertz), atualmente ocupada por canais de TV aberta, para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G LTE) no país. (Agência Brasil – Bruno Bocchini)
(imagem diuvlgação A edição 2026 da Mostra Curta, que se estende até o próximo sábado…
(imagem divulgação) Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 19h30, a ADunicamp e o Palco…
Federico Faruffini, A leitora, 1874-1875 Nos meses de outubro e novembro, às terças-feiras (20 e…
(imagem divulgação) A próxima exibição da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…
(foto marcelo verdial - divulgação) Campinas recebe, de 19 a 25 de setembro, o Circuito…
(foto divulgação) Um personagem que escreve a própria história enquanto transforma o assassinato em uma…