Agronegócio é o campeão absoluto no uso de ‘trabalho escravo’ no Brasil, mostra lista do MTE

A lista dos empregadores autuados por submeter trabalhadores a condições análogas a escravos, divulgada recentemente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), revelou que o agronegócio e a construção civil são os setores que mais se utilizam do ‘trabalho escravo’ no Brasil.

O agronegócio é o campeão absoluto na utilização do trabalho escravo. Se somar a pecuária e a agricultura, o agronegócio atinge 55,6% da mão de obra escrava (31,3% na agricultura e 25,2% na pecuária). Em terceiro lugar está a construção civil, com 9,2%.

Mas também estão na lista madeireiras, carvoarias, mineração, que normalmente estão ligadas ao agronegócio (Veja gráfico). Segundo análise da Fundação Perseu Abramo, “os setores econômicos se diversificaram, mas as práticas degradantes não. Ainda é comum o endividamento dos trabalhadores por alimentação, vestuário, passagens e moradia, a carga horária de trabalho excessiva e condição e segurança de trabalho extremamente precárias. A desculpa das empresas é que os fiscais, por questões “ideológicas”, veem escravidão onde não existe ou ainda que há situações piores. A empreiteira mineira Garra Engenharia alegou que os trabalhadores enfrentavam na Bahia condições mais degradantes, com salário inferior ou ainda com trabalho intermitente”. (Carta Campinas)

Recent Posts

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

2 hours ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

3 hours ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

3 hours ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

1 day ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

2 days ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago