Ícone do site CartaCampinas

60 denúncias do Ministério Público expõem corrupção generalizada nas Forças Armadas

Fraude em licitações, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, estelionato, desvio de recursos públicos durantes 10 anos, participação de todo tipo de patente militar (do cabo até a elite militar), 60 denúncias e já identificados R$ 191 milhões em desvios de recursos públicos.

Esse é o retrato do que constatou o próprio MPM (Ministério Público Militar) nas Forças Armadas do Brasil. O valor de R$ 191 milhões é resultado de um levantamento feito pelo UOL com base em informações repassadas pelo MPM. Recentemente uma quadrilha formada por militares foi presa no Rio de Janeiro.

De acordo com a reportagem, das 60 denúncias, 59 foram encaminhadas ao TCU (Tribunal de Contas da União) em meados de setembro. O encaminhamento foi feito a pedido do tribunal como parte dos procedimentos de controle das contas das Forças Armadas. O órgão é um dos responsáveis pela análise das contas públicas das Forças Armadas. A que ainda não foi encaminhada ao TCU ainda está sob sigilo e aguarda uma decisão da Justiça Militar para se transformar em ação penal.

O MPM faz parte do Ministério Público Federal e é especializado na apuração de crimes cometidos por militares ou civis contra as Forças Armadas. Seus promotores e procuradores são civis, embora alguns deles já tenham tido carreira militar.

Procurado pela reportagem, o Ministério da Defesa diz fazer auditorias para a avaliação dos gastos das Forças Armadas, que “nenhuma organização ou país está imune à corrupção” e que “na formação e educação do militar, fatos desabonadores da ética e da moral são repudiados e devidamente punidos”. (Com informações do DCM)

Sair da versão mobile