Grupo Galpão comemora os 35 anos com mostra de repertório no Sesc Pompeia

Cena de “Tio Vânia”

Em São Paulo – Em comemoração aos 35 anos do grupo mineiro Galpão, o Sesc Pompeia recebe a mostra “Grupo Galpão: 35 Anos”. A mostra traz um pouco do repertório do grupo que tem origens no teatro popular e de rua e explora linguagens como a da música e do circo.

Entre os espetáculos que integram a programação da mostra está “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)”. Peça escrita em 1897 por Anton Tchékhov, Tio Vânia tem como tema central a perda inevitável das ilusões e a consequente necessidade do homem de se reinventar e de enfrentar o futuro. Ambientada em uma decadente propriedade rural russa, no final do século XIX, o texto aborda, de maneira profunda e delicada, o amor, o desejo, a passagem do tempo, o declínio físico, a aridez da existência, o desalento, a aniquilação dos sonhos, e inclui, surpreendentemente, uma mensagem atravessada de fé. A montagem faz parte do projeto Viagem a Tchékhov, lançado pelo Grupo Galpão em 2011 e está no repertório da Temporada Rio dos 35 anos do grupo. O espetáculo poderá ser visto de 19 a 22 de outubro.

De 26 a 29 de outubro, a mostra traz o espetáculo “De Tempo Somos”. Com esse trabalho, dirigido por Lydia Del Picchia e Simone Ordones, o Grupo Galpão realiza um sonho antigo de celebrar, com o público, o encontro do teatro com a música, tão presente na trajetória de 35 anos da companhia. Em cena, o grupo propõe um novo formato de espetáculo, e se apresenta num sarau de canções, poesia e festa.

Nos dias 1 e 2 de novembro, será a vez do espetáculo “Os Gigantes da Montanha”. A fábula “Os Gigantes da Montanha” narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. Escrita por Luigi Pirandello, a peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais. Atemporal, a montagem faz parte do repertório dos 35 anos do Grupo Galpão comemorados em 2017.

Mais informações sobre ingressos e outros detalhes podem ser vistas no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

A realidade nebulosa da exposição coletiva sobre luz e sombra na Galeria Contempo

Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…

14 minutes ago

‘Assaga: Uma Aventura de Palhaça’ coloca a experiência feminina no centro da cena

(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…

29 minutes ago

Reino Unido também estuda proibir rede social para crianças e adolescentes

(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…

8 hours ago

Duo homenageia vozes negras da música brasileira em releituras instrumentais com flauta e sanfona

(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…

8 hours ago

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

1 day ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

1 day ago