Exposições, filmes e oficinas marcam os 35 anos do Museu Dinâmico e 30 anos do Planetário

Uma programação especial celebra neste mês de outubro os 35 anos do Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e os 30 anos do Planetário. Até o dia 31 de outubro, o público poderá conferir um conjunto de ações que combinam o lúdico à astronomia, com exposições, contação de histórias, exibição de filmes, caminhadas, oficinas de desenho e pintura. Com exceção das sessões do Planetário, realizadas aos domingos, às 15h e 16h, a participação nas demais atividades deve ser feita por agendamento.

A agenda começa já neste final de semana. Na sexta-feira, 6, das 18h às 21h30, o DJ Ceará e a banda Baião de Rua comandam a festa. No sábado, 7, e no domingo, 8, das 10h às 21h30, participam os artistas Djs Giba, Ceará, O’Rosa, Banda Trios, Baião de Rua, Trio Siricutico, Forró 22, Cleber Gonzaga, Maria Fulô, Forrojah, Tom Santana e Cordão de Ouro. Capoeira e números de circo do tradicional Stankowich completam, em grande estilo, a série de atrações. Os visitantes também poderão degustar comidinhas e bebidas variadas dos food trucks espalhados na praça de alimentação.

Além das práticas habituais com escolas e ONGs, o Planetário irá oferecer uma maior interação com o público na dinâmica “Arte nas Estrelas”, com a inauguração de duas novas exposições no hall do prédio do Planetário: “História do Museu” e “O Céu e o Mito”. Esta última contará com uma palestra complementar de contação de histórias, nos dias 15, 22 e 29. Com propósito ainda de despertar o interesse em temas científicos da Astronomia, será realizado o ciclo de filmes “Cinema nas Estrelas”. Visitas ao Museu do Café, uma caminhada pelo Parque Portugal para conhecer a mata estão entre as opções de lazer.

Os números e seus mistérios são destaques na Semana de Ciência e Tecnologia e Inovação de Campinas com o tema “A Matemática está em Tudo!”, que ocorrerá de 23 a 29, e contará com práticas científico-culturais voltadas à difusão e popularização da ciência, tecnologia e inovação na nossa cidade. A finalidade principal da Semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia.

O Museu Dinâmico de Ciências de Campinas (MDCC) foi criado em 11 dezembro de 1981, quando a Lei Municipal nº 5181 autorizou o Poder Executivo a firmar convênio entre a Prefeitura Municipal de Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Academia de Ciências do Estado de São Paulo e a Fundação da Universidade Estadual de Campinas visando a criação e a manutenção do Centro de Ciências de Campinas –primeiro nome que o Museu recebeu –dentro do Parque Portugal, conhecido popularmente como Lagoa do Taquaral. No ano seguinte, em 1982, é firmado o convênio com o apoio ainda da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto sai do papel e o Centro de Ciências é implantado no Parque, no lugar do antigo Orquidário Municipal Humboldt.

A montagem do projeto que deu vida ao MDCC foi feita com ampla consulta aos professores de Ciências da Rede Municipal em conjunto com o antigo Núcleo Interdisciplinar para a Melhoria do Ensino de Ciências (Nimec) da Unicamp. Já nos primeiros anos, durante a adaptação e reforma dos prédios, devido à impossibilidade de utilizar os mesmos, a equipe de funcionários do Museu atuou em atividades que utilizavam apenas o espaço exterior do Parque.

Em 28 de outubro de 1987 foi inaugurado o Planetário de Campinas, o primeiro setor do Museu Dinâmico a executar, dentro de seu espaço físico, as atividades elaboradas durante os primeiros anos do Centro de Ciências. Na cúpula de seis metros de diâmetro, os visitantes podem conferir o céu de qualquer parte do mundo, observando mais de 60 constelação e três mil estrelas.

Desde então, diversas atividades de divulgação e propagação cientifica passaram a ser realizadas dentro do Parque. Entre elas estão sessões do Planetário, cursos, palestras, oficinas, dinâmicas em grupos, festas e exposições, todas com temas científicos, oferecidas para o público leigo, estudantes e professores.

Em 18 de novembro de 1992, devido à Lei Municipal nº 7268, o Centro de Ciências muda seu nome para o que conhecemos hoje: Museu Dinâmico de Ciências de Campinas.

O projeto inicial de instalação do MDCC visava integrar alunos do Ensino Médio com alunos do Fundamental, de forma a realizar atividades extra classe que mostrassem o prazer de praticar ciência. Contudo, com o passar do tempo, o interesse da comunidade se aguçou gradativamente, de modo que o Museu passou a receber visitantes cada vez mais diversificados.

Veja mais detalhes da programação:

Fim de semana especial
Dia 6, sexta: 18h às 21h30
Abertura oficial de aniversário – Participações: DJ Ceará e Banda Baião de Rua.
Dia 7, sábado: 10h às 21h30 – Participações: DJ Ceará, DJ Giba, DJ O’Rosa, Banda Trios, Banda Baião de Rua, Trio Siricutico, Forró 22, Cleber Gonzaga, Capoeira, Cordão de Ouro, Circo Stankowich.
Dia 8, domingo: 10h às 21h30 – Participações: DJ Ceará, DJ O’Rosa, Banda Trios, Maria Fulô, Forrojah, Tom Santana, Circo Stankowich.

1. Programação para as escolas

Agendamento de escolas devem ser feitos antecipadamente por telefone (19)32522598 ou e-mail – cultura.planetario@campinas.sp.gov.br

1 a 31 de outubro – Atividade 1 “Arte nas Estrelas”
Local: Prédio do Planetário e Espaço Ciência – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas
• Sessão do Planetário – equipamento Zeiss Skymaster ZKP2, sala de projeção para 60 pessoas e cúpula de 8 m de diâmetro. São sessões com projeções sobre o céu noturno, que engloba nosso sistema solar, constelações, planetas, meteoros, entre outros elementos do Espaço. Indicadas para turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
• Exposição “Energia que Move” – traz a abordagem das mais diversas formas de energia que temos no planeta, desde o Sol até formas de energias consumíveis, como por exemplo os combustíveis fósseis. Os visitantes têm acesso às estações interativas, como o Gerador de Van der Graff, a Maquete de Hidrelétrica, Máquina de Tornado, entre outras.
• Exposição “Jogos de Luz” – conta com experimentos que permitem às crianças e visitantes brincar ou jogar com artefatos programados para expor a natureza da luz, seu comportamento como raio ou onda e sua ligação com os processos de geração e manutenção da vida. São nove experimentos/jogos, pensados e montados com a preocupação de familiarizar o visitante com as noções de reflexão, refração, difração e interferência, e com demonstrações da integração entre fenômenos luminosos naturais e criações artificiais.
• Oficina de desenho e pintura – desenvolvimento dos temas da Astronomia aprendidos durante a sessão do Planetário. As crianças serão estimuladas a conhecer melhor o nosso Sistema Solar com a criação de desenhos e pinturas dos planetas.

4, 18 e 20 de outubro – Atividade 2 – Introdução à Astronomia (MDCC e Observatório Municipal)
Local: Prédio do Planetário
• Sessão do Planetário – São sessões com projeções sobre o céu noturno, que engloba nosso sistema solar, constelações, planetas, meteoros, entre outros elementos do Espaço. Indicadas para turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
• Palestra com astrônomo – O astrônomo Júlio Penereiro fara uma atividade com os alunos respondendo as questões sobre a sessão e astronomia em geral.

1 a 31 de outubro – Atividade 3 – Do Café às Estrelas
Local: Prédio do Planetário, Parque Portugal e Museu do Café
• Sessão do Planetário – São sessões com projeções sobre o céu noturno, que engloba nosso sistema solar, constelações, planetas, meteoros, entre outros elementos do Espaço. Indicadas para turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.
• Caminhada pela trilha no Parque Portugal – Os alunos farão caminhada por uma trilha no Parque Portugal aprendendo sobre a mata .
• Museu do Café – Visita monitorada nas dependências do MUCA, explicando a importância cafeeira para Campinas e região.

2. Programação para público espontâneo

21 e 28 de outubro – Atividade “Cinema nas Estrelas”
Local: auditório do prédio do Planetário – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas
• 21 de outubro, 14h às 18h – Interestelar (2014) – Trata-se de uma ficção científica em que, com o esgotamento das reservas naturais da Terra, um grupo de astronautas é enviado para verificar a possibilidade de condições propícias à vida em outros planetas.

• 28 de outubro, 14h às 18h – Gravidade (2013) – Ficção científica que acompanha a primeira viagem de uma astronauta ao Espaço. Entretanto, após um grave acidente, ela precisa sobreviver em condições completamente inóspitas à vida humana.

15, 22 e 29 de outubro, 17h às 18h – Atividade “Contação de Histórias: O Céu e o Mito”
Local: Auditório do Prédio do Planetário – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas
Temas: Constelação de Andrômeda, Constelação Ursa Maior, Constelação Cães de Caça, Constelação Pégaso, Constelação Hidra Fêmea e Constelação de Virgem;

3. Programação habitual

Planetário
Local: Prédio do Planetário – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas

Programação para escolas:
• De segunda a sexta sessões às 9h, 10h30, 14h e 15h30, com agendamento;
• Contato para agendamento: cultura.planetario@campinas.sp.gov.br ou (19) 3252-2598
• Sessão de projeções com mediação, turmas de máximo 60 (idade mínima de 6 anos), previamente agendado.
Manhã: duas turmas, sendo a primeira às 9h00 e a segunda às 10h30
Tarde: duas turmas, sendo a primeira às 14h00 e a segunda às 15h30

Programação para o público espontâneo:
• Domingos: recepção ao público
• Idade mínima: 5 anos
• Capacidade: máximo de 60 pessoas
• Horários: bilheteria – aberta às 14h30 e às 15h30;
Sessão – início às 15h e às 16h;
• Valores: R$10 reais (inteira); R$5 reais (meia entrada – permitido apenas com apresentação de carteira de estudante, no caso de maiores de 12 anos. Para crianças entre 5 a 11 anos é obrigatório a apresentação de RG ou Certidão de Nascimento).

Espaço Ciência
Exposição “Energia que Move”
Exposição “Jogos de Luz”
Local: Espaço Ciência: Prédio de Exposições – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas

Programação para escolas: Passeio ao Museu com visita mediada à exposição, com turmas de 45 alunos (idade mínima de 6 anos), previamente agendado.
• De segunda a sexta sessões às 9h, 10h30, 14h e 15h30, com agendamento;
• Contato para agendamento: cultura.planetario@campinas.sp.gov.br ou (19) 3252-2598;
Manhã – duas turmas, sendo a primeira às 9h e a segunda às 10h30;
Tarde – duas turmas, sendo a primeira às 14h e a segunda às 15h30;

Programação para o público espontâneo:
• De sábado e domingo aberto para o público
• Horário: das 14h às 17h
• Entrada gratuita.

4. Programação Semana de Ciência e Tecnologia e Inovação de Campinas

O GEPEMAI é um grupo participativo e colaborativo formado por professores que ensinam Matemática nos diferentes níveis de ensino. Durante a SCTIC serão exibidas duas mostras montadas por esse grupo no hall do prédio principal do Museu Dinâmico:

23 a 29 de outubro – Mostra “Malba Tahan” e Mostra de trabalhos de alunos
Local: Espaço Ciência: Hall do prédio principal – Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Campinas

Programação para o dia 26 de outubro
9h às 11h30 – Oficina “Lendo poemas e resolvendo problemas”
Local: Espaço Ciência, prédio dos laboratórios – Parque Portugal

9h às 11h30 – Oficina “Em Matemática brincamos com música”
Local: Espaço Ciência, prédio dos laboratórios – Parque Portugal

14h às 16h30 – Oficina “Geometria divertida: aprendendo com o Tangram”
Local: Espaço Ciência, Prédio dos Laboratórios – Parque Portugal

14h às 16h30 – Oficina “Jogo de xadrez através da lógica”
Local: Espaço Ciência, prédio dos laboratórios – Parque Portugal

14h às 16h30 – Oficina “Circuito da Matemática Divertida”
Local: Espaço Ciência, Redondo – Parque Portugal

13h30 às 17h – Oficina “Avaliação no Ensino de Matemática”
Local: Espaço Ciência, Sala Multiuso – Parque Portugal

Museu Dinâmico de Ciências de Campinas e Planetário
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, s/n. Parque Portugal. Entrada pelos portões 5 e 7.
Telefone (19) 3252.2598
E-mail: cultura.planetario@campinas.sp.gov.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta, 8h30 às 16h30 (durante a semana, com agendamento); sábados e domingos, 14h às 17h

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago