Evento em Campinas debate projeto que estabelece programa de redução de agrotóxicos

Romeu Mattos, Nilto Tatto e Ana Maria Martins –

Romeu Mattos Leite, da Associação de Agricultura Natural de Campinas e Reginão (ANC), Nilto Tatto, deputado federal pelo PT, e Ana Marina Martins de Lima, do Fórum Paulista de Combate aos Impactos e dos Transgênicos, participam neste sábado, 07 de outubro, em Campinas, de evento para debater o Projeto de Lei (PL 6670/2016), de iniciativa popular, que estabelece o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos.

De acordo com os organizadores, o Brasil é hoje um dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo, substâncias que contaminam o solo, os mananciais e o alimento que vai para a mesa dos brasileiros e brasileiras.

Cada brasileiro consome cerca de 7 litros de agrotóxico por ano, e 70% dos nossos alimentos estão contaminados por pesticidas. E ainda, 28% de nossos alimentos contêm substâncias não autorizadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “O Brasil precisa debater o tema, em especial porque várias dessas substâncias, banidas na Europa, têm entrada livre em nosso país”, anotam. No Paraná, malformação de bebês está ligada ao uso de agrotóxicos, revelou pesquisa.

A proposta da Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos determina que o Brasil reduza de forma progressiva a utilização de agrotóxicos na produção agrícola, pecuária, extrativista e nas práticas de manejo dos recursos naturais. O agrotóxico também é prejudicial a própria agricultura.

A Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos é uma iniciativa popular de organizações e entidades da sociedade civil, apresentada ao Congresso Nacional em novembro de 2016. A sugestão foi aprovada pela Comissão de Legislação Participativa e tramita agora como PL 6670/16.

“O Brasil é o campeão mundial em consumo de agrotóxico. E agora, querem até mudar o nome para produtos fitosanitários. Na contramão, estamos dialogando para que tenhamos uma Política Nacional de Redução de Agrotóxico, promovendo uma alimentação e uma agricultura mais saudável”, afirma Leo Pinho, presidente da Unisol Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários). Pesquisadora já elaborou um mapa da contaminação no Brasil. (Carta Campinas com informações de divulgação)

O debate acontece no ecomercado Avisrara, das 10h às 13h, que fica na Rua Rei Salomão 295, em Sousas, Campinas. A promoção do evento é da UNISOL Brasil, do Avisrara e da ANC. A entrada é franca.

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

56 minutes ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

2 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

2 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

2 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

2 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago