Estação Cultura recebe oficina e espetáculo ‘Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro’

No próximo dia 01 de novembro (quarta-feira), a Estação Cultura inicia sua programação especial de temática étnico-racial com uma Oficina de Experimentação em Dança Negra Contemporânea e com o espetáculo de dança contemporânea Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro. A oficina ocorre das 18h às 19h30 e o espetáculo de dança inicia-se logo depois, às 20h30.

O espetáculo Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro, criada pelo bailarino Edson Raphael, propõe uma releitura corporal do processo étnico, social e pessoal de pessoas negras se reconhecerem como tal. Para retratar tamanha diversidade de corpos, histórias e experiências passíveis de representação, o bailarino percorreu diferentes regiões do estado paulista colhendo relatos e histórias a fim de compor o conteúdo a ser levado à cena.

Com direção cênica de Eduardo César e direção de movimento de Deise de Brito, a construção física da obra utiliza-se de referências de danças culturas populares de matrizes afro-diaspóricas e dança-teatro para a criação de ações e movimentos que aludem ao processo de ressignificação de imagem, ancestralidade e sociabilidade negras. Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro nasce entendendo que não encerra em si todas as discussões e possibilidades sobre o tema, mas as lança sob o viés do corpo, o ponto para onde tendem as forças de normatização euramericanas em suas faces e particularidades brasileiras.

O espetáculo de dança foi produzido por meio de subsídios oriundos do Programa de Ação Cultural (Proac) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Ministrada pelo bailarino Edson Raphael, a Oficina de Dança Negra Contemporânea trará experimentações a partir das técnicas utilizadas no processo de criação do espetáculo Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro – técnicas clássicas, dança-teatro e, sobretudo, danças afro-diaspóricas. Indicada para pessoas com ou sem estudo prévio em dança, a partir de 15 anos, a atividade propõe um contato inicial com as modalidades descritas, estímulos à criação corporal e leitura de obras de dança. A atividade é gratuita e as vagas limitas. As inscrições ficam disponíveis até o dia 30 de outubro neste link. 

Ambas as atividades são gratuitas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha técnica
Criador-intérprete: Edson Raphael
Direção Cênica: Eduardo Cesar
Direção de Movimento: Deise de Brito
Dramaturgia: Edson Raphael, Eduardo Cesar e Gilberto Costa
Criação e Curadoria Textual: Gilberto Costa
Composição Musical: Leandro Pacheco
Experimentação Vocal: Natália Nery
Cenografia, Figurino e Iluminação: Edson Raphael e Eduardo Cesar
Assessoria de Imprensa: Lebá Comunicação
Operação de Luz: Tainá Francis
Operação de Som: Gilberto Costa
Trecho da música ‘Oitavo Anjo’, 509-E
Citações dos Pensadores: Abdias do Nascimento, Aimé Césaire.
Entrevistas utilizadas em processo: Edson de Jesus, Erickson Felizardo Novais, Kelly Rodrigues de Jesus, Marco Antonio Fera, Regiane da Costa Cruz
Agradecimentos: Núcleo Arranca, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, Fernanda Brito, Renato Mendes de Azevedo, Robson Ferraz

Gbé ou Quando o Corpo Renasce Negro
Data: 01/11 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Estação Cultura
Endereço: Praça Marechal Floriano, s/n, Centro – Campinas
Duração: 40 min
Classificação Livre
Entrada Gratuita

Oficina de Experimentação em Dança Negra Contemporânea
Data: 01/11
Horário: 18h às 19h30
Local: Estação Cultura
Classificação: a partir de 15 anos
Participação Gratuita

Recent Posts

Conselhos do Meio Ambiente de Valinhos e Campinas se unem pela Fazenda Remonta

As conselheiras Tereza Araújo e Juliana Freitas durante reunião do CMMA de Valinhos/SP, no dia…

2 hours ago

Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo está de volta a Campinas com seu rock experimenal

(foto divulgação) A banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo traz sua mistura…

3 hours ago

Exposição retrata as transformações de Campinas em fotos e pinturas

Catedral de Campinas em imagem que faz parte da mostra (foto Osvaldo Furiatto - divulgação)…

3 hours ago

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

21 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

22 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

1 day ago