Espaço Saberes e Sabores recebe projeto ‘Samba da Vila’ com Quarteto de Cordas Vocais

O projeto Samba da Vila está de volta. Iniciada em dezembro de 2016 e prestes a completar um ano de vida, a roda de samba do grupo Quarteto de Cordas Vocais (QCV) já passou por pontos tradicionais da Vila Industrial, como o Bacamarte Bar e a Estação Cultura. Dessa vez, ela acontece no espaço Saberes e Sabores, no próximo domingo (8). O samba começa às 13h, mas a casa estará aberta a partir do meio-dia.

Segundo o jornalista Bruno Ribeiro, um dos produtores da roda, a proposta é circular por vários lugares do bairro, que é considerado um dos berços do samba campineiro. “A Vila Industrial é um bairro tradicional e com muita história. A ideia é apresentá-lo para pessoas de fora também – e o samba é uma ótima forma de fazer isso, sempre valorizando as paisagens históricas e o comércio local”, diz.

Nas dez edições anteriores, o Samba da Vila recebeu convidados especiais como Bruna Volpi, Rodolfo Gomes, Edinho Silva, Andreia Preta e T. Kaçula, entre outros. Na próxima edição, além de sambas já consagrados, haverá um bloco dedicado a composições de autoria dos próprios integrantes do grupo. Se houver compositores presentes, o microfone estará aberto para participações. “Queremos incluir, cada vez mais, sambas de Campinas em nossas rodas, valorizando a produção local”, explica o violonista Adriano Dias, integrante do QCV.

Com 22 anos de estrada, o Quarteto de Cordas Vocais – ou simplesmente QCV – é um dos mais antigos grupos de samba de Campinas em atividade. Foi o responsável, no início dos anos 2000, pelo movimento Revivendo o Samba, revelado nas rodas que aconteciam no Centro Cultural Evolução. O grupo acompanhou artistas como Nelson Sargento, Nei Lopes, Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila, Bezerra da Silva, Monarco da Portela e Moacyr Luz, entre outros. Seu primeiro CD “Pra Cantar a Batucada” foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira.

O Saberes e Sabores existe desde 2010 como um espaço de valorização e divulgação da culinária e cultura africana e afro-brasileira. Além de partir de uma base já reconhecida de pratos como caruru, xinxim de galinha, manguzá, canjica, acaçá, xerem, vatapá e acarajé, realiza também pesquisas e levantamentos de outros pratos, receitas e ingredientes da Culinária Africana e Afro-brasileira, suas histórias, mitologia, mitos e lendas, além da forma adequada de se servir cada prato. Durante a roda de samba, o Chef Marcelo Reis irá preparar um prato surpresa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Samba da Vila – 11ª edição com o grupo QCV
Quando: Domingo (08/10), das 12h às 16h
Onde: Saberes e Sabores (Rua Garça, 43, Vila Industrial)
Quanto: R$ 10,00 (dez reais)

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

5 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

11 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

21 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago