Espaço Saberes e Sabores recebe projeto ‘Samba da Vila’ com Quarteto de Cordas Vocais

O projeto Samba da Vila está de volta. Iniciada em dezembro de 2016 e prestes a completar um ano de vida, a roda de samba do grupo Quarteto de Cordas Vocais (QCV) já passou por pontos tradicionais da Vila Industrial, como o Bacamarte Bar e a Estação Cultura. Dessa vez, ela acontece no espaço Saberes e Sabores, no próximo domingo (8). O samba começa às 13h, mas a casa estará aberta a partir do meio-dia.

Segundo o jornalista Bruno Ribeiro, um dos produtores da roda, a proposta é circular por vários lugares do bairro, que é considerado um dos berços do samba campineiro. “A Vila Industrial é um bairro tradicional e com muita história. A ideia é apresentá-lo para pessoas de fora também – e o samba é uma ótima forma de fazer isso, sempre valorizando as paisagens históricas e o comércio local”, diz.

Nas dez edições anteriores, o Samba da Vila recebeu convidados especiais como Bruna Volpi, Rodolfo Gomes, Edinho Silva, Andreia Preta e T. Kaçula, entre outros. Na próxima edição, além de sambas já consagrados, haverá um bloco dedicado a composições de autoria dos próprios integrantes do grupo. Se houver compositores presentes, o microfone estará aberto para participações. “Queremos incluir, cada vez mais, sambas de Campinas em nossas rodas, valorizando a produção local”, explica o violonista Adriano Dias, integrante do QCV.

Com 22 anos de estrada, o Quarteto de Cordas Vocais – ou simplesmente QCV – é um dos mais antigos grupos de samba de Campinas em atividade. Foi o responsável, no início dos anos 2000, pelo movimento Revivendo o Samba, revelado nas rodas que aconteciam no Centro Cultural Evolução. O grupo acompanhou artistas como Nelson Sargento, Nei Lopes, Wilson Moreira, Luiz Carlos da Vila, Bezerra da Silva, Monarco da Portela e Moacyr Luz, entre outros. Seu primeiro CD “Pra Cantar a Batucada” foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira.

O Saberes e Sabores existe desde 2010 como um espaço de valorização e divulgação da culinária e cultura africana e afro-brasileira. Além de partir de uma base já reconhecida de pratos como caruru, xinxim de galinha, manguzá, canjica, acaçá, xerem, vatapá e acarajé, realiza também pesquisas e levantamentos de outros pratos, receitas e ingredientes da Culinária Africana e Afro-brasileira, suas histórias, mitologia, mitos e lendas, além da forma adequada de se servir cada prato. Durante a roda de samba, o Chef Marcelo Reis irá preparar um prato surpresa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Samba da Vila – 11ª edição com o grupo QCV
Quando: Domingo (08/10), das 12h às 16h
Onde: Saberes e Sabores (Rua Garça, 43, Vila Industrial)
Quanto: R$ 10,00 (dez reais)

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

3 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

4 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

4 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

5 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

5 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago