Dia de luz, Festa de Sol!: shows homenageiam Roberto Menescal e a Bossa Nova

Em São Paulo – Não foi à toa que a música “O Barquinho” virou símbolo da Bossa Nova: as imagens de luz, paz e beleza representavam a tranquilidade daquela batida suave, a doçura e a sofisticação do movimento que ganhou o mundo. Completando 80 anos em 25 de outubro, o autor dessa canção, Roberto Menescal, segue trabalhando pela música brasileira, tranquilo, e recebe as merecidas homenagens dos amigos de todas as gerações.

Com curadoria de Giselle e Solange Kfuri, Menescal é o anfitrião de importantes nomes da música brasileira interpretando sucessos da bossa clássica, instrumental, suas influências (jazz e samba) e da nova bossa com arranjos contemporâneos, em shows nos Centros Culturais Banco do Brasil de Brasília (8 a 10 de setembro), São Paulo (21 a 24 de setembro) e Rio (19 a 21 de outubro).

Violonista, guitarrista, compositor de clássicos da MPB como Rio, Você e Bye, Bye Brasil, o capixaba começou cedo na música – embora formado em Arquitetura, foi deslizando nas cinco cordas do violão que abriu uma janela panorâmica na música brasileira – como músico, compositor de mais de 400 canções, em parcerias históricas com Carlinhos Lyra, Ronaldo Bôscoli, Aldir Blanc, Chico Buarque, João Donato e tantos mais; professor de muitos outros músicos (entre os quais Marcos Valle) e diretor musical/artístico da gravadora Polygram e de diversos selos. Menescal continua, incessantemente, aberto a novo talentos, disposto a ouvir, descobrir e ajudar a divulgar as novas gerações.

Os shows de setembro e outubro apresentam sete formações – cerca de 130 arranjos novos, como ressalta o homenageado. Marcos Valle se apresenta em São Paulo com Fernanda Takai, do Pato Fu, que gravou um disco em homenagem a Nara Leão, uma das mais importantes figuras da trajetória pessoal e profissional de Menescal.

Ivan Lins e Leila Pinheiro, expoentes da geração pós-bossa, formam mais uma dupla, assim como o saxofonista Leo Gandeman, o violonista Lula Galvão e Cris Delanno. Somente em São Paulo, uma noite traz Simoninha e a apresentadora Sabrina Parlatore, atuando como cantora.

Veja abaixo mais detalhes da programação em São Paulo:

21 de setembro: 13h – Menescal convida Ivan Lins e Leila Pinheiro

Repeteco do show de Brasília: Ivan Lins e Leila Pinheiro se reúnem para lembrar inclusive os inicios de carreira que Menescal presenciou e ajudou a disparar. Em 1970, Menescal dirigiu a gravação de Elis Regina para Madalena. E Leila teve o dedo do amigo em Bênção Bossa Nova (de 1989).

22 de setembro: 20h – Menescal convida Simoninha e Sabrina Parlatore

Uma dupla diferente mostra como Menescal é uma influência democrática. Simoninha traz de volta o balanço do pai em clássicos como Balanço Zona Sul e Sá Marina. Já a apresentadora Sabrina Parlatore mostra o lado intérprete em canções revividas com a malemolência de jazz e blues – entre elas, Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira).

23 de setembro: 20h – Menescal convida Leo Gandelman, Lula Galvão e Cris Delanno

A Bossa instrumental faz sua parada estratégica com o saxofonista carioca Leo Gandelman e o violonista brasiliense Lula Galvão para uma viagem em clássicos como Surf Board, de 1966. Voz de instrumento virtuose, a companheira constante – desde 1991 – Cris Delanno se junta a cordas e sopros.

24 de setembro: 20h – Menescal convida Marcos Valle e Fernanda Takai

Marcos Valle, ex aluno e companheiro de estrada, faz uma viagem ao início da bossa nova em repertório que inclui composições de outros autores, como Carlos Lyra. Fernanda Takai coloca sua voz delicada a serviço do gênero que homenageou com o disco Pela luz dos olhos seus, uma celebração de Nara Leão.

(Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Campinas Hip Hop terá dez horas de shows gratuitos, com Mano Brow e mais 19 artistas; confira a programação

(foto jeff delgado - divulgação) Um dos maiores encontros de cultura urbana do Estado de…

1 hour ago

Concerto de música sacra na Catedral celebra a padroeira de Campinas

(foto firmino piton - pmc) A Catedral Metropolitana de Campinas será palco neste domingo, 7…

1 hour ago

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

7 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

8 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

8 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

8 hours ago