‘Geografias Internas’ reúne desenhos em esferográfica sobre papel da artista Eni Ilis

Até o dia 11 de outubro, pode ser vista na Ide Escola de Arte a exposição “Geografias Internas” que reúne trabalhos da artista plástica Eni Ilis.

Nessa mostra, a artista apresenta desenhos realizados com caneta esferográfica sobre papel vegetal, onde alinhava e faz aparecer suas “Geografias Internas”.

Eni é artista autodidata e mora em Campinas. É formada em Filosofia pela PUCC e com atuação no movimento de Arte-postal, tem Participado de exposições coletivas e individuais na Casa do Lago, Bienal de Gravura de Santo André, Bienal do Esquisito (Atibaia, SP) e VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário. Também tem publicações na Revista Digital Olho Latino nº15 e Revista Inutensilio.com.br

“Em Eni Ilis, percebemos que a força de seu traçado e de suas linhas residem não na pressão desmedida do lápis, como poderíamos pensar ao falarmos de força, mas, na delicadeza e no domínio com que trabalha esta ferramenta tão pouco utilizada em tempos de computadores, celulares, tablets, redes sociais. É neste suave controle, de uma disciplina rigorosa, que sua linha flui leve, porém intensa, forte, em um desenho que demonstra a sua segurança ao fazer. Seu desenho corre sem hesitar e se se retém, em algum momento, é apenas para demonstrar de forma mais incisiva o que já se sabe. Uma espécie de parada para reforçar o que se quer afirmar, como quem diz: ei, é isto mesmo que você está vendo?! .As linhas de Eni nos provocam e conduzem para dentro de seu universo onírico, mitológico, fabuloso e por que não dizer surreal? Constrói uma realidade suspensa, que nos faz questionar a nossa própria realidade”. (Alexandre Gomes Vilas Boas, artista errante insistente). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição “Geografias Internas”
Artista: Eni Ilis
Período: 22 de setembro  a 11 de outubro
Local: IDE Escola de Arte
Av. José Próspero Jacobucci, 51 – Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

13 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

19 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago