Categories: Geral

Ato na Câmara de Campinas tenta barrar projeto autoritário travestido de ‘escola sem partido’

Um ato está marcado para esta quinta-feira, 31 de agosto, às 19h, na Câmara de Campinas contra o projeto PLO 213/2017 , que foi classificado como ‘deseducativo e autoritário, após análise da Faculdade de Educação da Unicamp.

Movimentos culturais, sociais e políticos progressistas são contrários ao projeto do vereado Tenente Santini (PSD), que é baseado no proselitismo evangélico-fundamentalista travestido em um discurso com truque de linguagem chamado ‘escola sem partido‘. O programa ‘escola sem partido’ surgiu no bojo dos grupos que apoiaram o golpe parlamentar de 2016.

Ideológico e autoritário,  o projeto é contestado em várias frentes pelos setores jurídicos e democráticos da sociedade. Um estudo técnico da Coordenadoria de Apoio às Comissões da Câmara de Campinas afirma que o projeto é inconstitucional.

Segundo o vereador Gustavo Petta (PCdoB), o PL representaria o retorno da “Lei da Mordaça” em sala de aula. “Corremos o risco de ressuscitar um sentimento que era muito comum na ditadura militar, quando os professores se sentiam constantemente vigiados durante o trabalho e não podiam ser quem realmente eram”, disse. Ele ressaltou também que o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), por meio do ministro Luís Roberto Barroso, considerou o projeto inconstitucional. “Em seu parecer, o ministro diz que a proposta corre o risco de cair no autoritarismo e na censura, pois é impossível que haja professor sem opinião, como querem que seja”, afirmou.

Assim como vários outros projetos semelhantes são considerados inconstitucionais. Os projetos buscam impor o medo na escola, fragilizando a atividade do professor, e estabelecendo regras em cartazes como em regimes fascistas do início do século passado durante a Alemanha nazista ou na perseguição macarthista dos EUA.

Carta Campinas

Recent Posts

Congresso invade competência do governo Lula e sequestra R$ 13 bilhões do orçamento

(foto fabio rodrigues pozzebom - ag brasil) O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o…

2 hours ago

15º Encontro de Folias de Reis no Casarão acontece neste domingo em Barão Geraldo

(foto fabiana ribeiro - divulgação) O Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, recebe neste domingo,…

3 hours ago

Espetáculo no distrito de Sousas apresenta música e dança celta

(foto divulgação) A música instrumental e vocal irlandesa e escocesa é a atração desde domingo,…

3 hours ago

‘Quando Falta o Ar’ coloca em cena relações abusivas e a resistência feminina

(foto divulgação) O monólogo “Quando Falta o Ar”, escrito, dirigido e protagonizado por Andréia Alecrim,…

3 hours ago

Mulheres Vivas: Campinas participa de mobilização nacional contra escalada de feminicídios no domingo

(foto fernando frazão - agência brasil) Neste domingo, 7 de dezembro, o Movimento Nacional Mulheres Vivas…

3 hours ago

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

1 day ago