Pesquisa revela que força do PSDB opera dentro do Poder Judiciário e do Ministério Público

O Estado de São Paulo, controlado pelo PSDB há 20 anos, se constituiu em um estado que tem apenas um Poder Absoluto constituído, segundo pesquisa realizada por pesquisadora da FGV-SP.

Contra os preceitos básicos dos estados democráticos, que exigem a separação entre o Legislativo, o Judiciário e o Executivo, São Paulo é uma espécie de Tirania Tucana.

A tese de doutorado da advogada Luciana Zaffalon provou que os poderes do estado agem em conluio se protegendo e prejudicando a população. Talvez por isso, é um estado que perde poder econômico em relação aos outros estados, não avançam investigações contra políticos corruptos e a polícia mata indiscriminadamente.

Em uma reportagem da The Intecept Brasil, o jornalista João Filho se debruça sobre a tese de doutorado da advogada Luciana Zaffalon. “A pesquisa analisou centenas de projetos de lei e documentos das instituições judiciárias de São Paulo (Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público) entre 2012 e 2015 e concluiu haver uma relação de compadrio com governo do Estado e Assembleia Legislativa (Alesp). A força política do PSDB, hegemônica no estado de São Paulo, opera dentro do sistema de justiça, numa dinâmica em que os poderes se blindam e defendem seus interesses corporativos”, diz a reportagem.

E mais: “Luciana fez um levantamento dos pedidos de suspensão de decisões judiciais solicitados pelo governador paulista ao Tribunal de Justiça.Todos os recursos contra o Estado vão para lá, a segunda instância, um lugar em que Alckmin raramente sai com uma decisão desfavorável. Há uma única situação em que o governo perde todas as vezes: quando questiona o teto salarial das carreiras jurídicas, as mais bem pagas do Estado”.

Enquanto o estado governado pelo tucano Alckmin impede implantação de chuveiro quente em presídios para evitar doenças, a farra da monarquia do Ministério Público faz a festa: “Em 2015, 96,8% dos membros de carreira do Ministério Público paulista tiveram rendimento mensal de R$46 mil, muito acima do teto constitucional, que era de R$33.763. Tudo isso sem contar férias e 13º salário. Parece que o termo “constitucional” não vale para essa casta abastada”, anota. (Veja Reportagem Completa)

 

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

2 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

8 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

19 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago