Justiça faz remanejamento e cria Vara da Violência contra a Mulher de Campinas

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) publicou nesta quinta-feira, 6, no Diário de Justiça Eletrônico, uma alteração que criou a Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Campinas.

O Tribunal, no artigo 4º do texto que fez o remanejamento de varas, determinou que “A Vara do Juizado Especial Criminal, criada pela Lei Complementar Estadual nº 980/2005 e ainda não instalada, passa a denominar-se Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Campinas”.

A instalação da Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher é uma das exigências da Lei Maria da Penha, que também estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar (Art. 1o ). Mesmo assim, depois de 10 anos são poucas as cidades que contam com a estrutura do Juizado Especializado.

Com a mudança, agora o juizado já existe no papel e falta pressão da população e vontade política para sua instalação.

Recent Posts

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

20 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago